UP HOME: LOFT CONTEMPORÂNEO NA CASACOR RIO 2021
UP HOME: um loft contemporâneo de 140m2, com espaços integrados, livres de paredes, e total integração com a área externa
O escritório @Up3Arquitetura apresenta, na histórica edição dos 30 anos da Casa Cor Rio, a UP HOME, um loft completo, com espaços integrados, livres de paredes e agora denominados por seus diferentes usos. Neste novo contexto, cômodos tradicionalmente conhecidos como sala de estar, quarto, cozinha, banheiro e escritório passam a ser denominados por seus usos, como receber e relaxar, amar e descansar, compartilhar e guardar memórias, purificar e renovar, instruir e aprender.
De longe, a construção lembra uma caixa verde, camuflada no jardim, tendo ao fundo um muro de pedra. No entanto, depois de atravessar o deque e cruzar o pórtico, logo se nota que história é outra: você chegou ao paraíso.
De perto (ou já dentro), UP HOME é um espaço arejado de 140m2, construído do zero, com arquitetura e interiores de visual contemporâneo – em contraponto o estilo neoclássico da casa principal – pautados na geobiologia, ciência que estuda o impacto do ambiente na saúde e no bem-estar. Aliás, um assunto levado tão a sério pelo trio de arquitetos Cadé, Michelle e Thiago que o loft já nasce candidato à certificação HBC (Healthy Building Certificate).
O projeto propõe a máxima integração dos ambientes internos com o entorno, além de uma volta ao essencial através da valorização de elementos naturais. Aqui são bem-vindos pedra, argila, madeira, algodão, água, fogo e fibra natural, em espaços abertos, fluidos, versáteis e multifuncionais, repletos de plantas. Aqui, a tecnologia perde o protagonismo de antes para se tornar apenas aliada, uma verdadeira volta às origens, sensação reforçada pela paleta de cores da decoração, em tons terrosos e verde-mata.
No lugar de paredes fechadas, elementos vazados voltados para a natureza, como cobogós e grandes panos de vidro (com aberturas), garantem a permanente circulação do ar dentro da casa.
Na UP HOME, a cozinha fica no coração da casa, sem se impor visualmente. Ela tem armários discretos e uma grande bancada em ilha, de design orgânico, que também funciona como mesa para reunião de trabalho. Logo ao lado, o ambiente de estar é uma releitura das salas típicas dos anos 70, delimitado pelo piso mais baixo em forma circular, inspirado na geometria sagrada que remete ao abraço e traz sensação de aconchego.
Vamos para o quarto de dormir? Aqui tem paredes de pedra bruta, armário sem portas e até jardim de inverno atrás da cama, com direito à claraboia que inunda o espaço de luz natural.
Principais fornecedores do projeto:
“No projeto, a maioria dos materiais é de origem natural. Usamos pedras de exportação quartzito e mármore Matira na varanda. Já o teto é revestido de madeira natural, com verniz à base d’água. Os cobogós são da linha Elemento, na cor cinza, e o piso é o porcelanato Araucária Clara Touch, ambos da Portobello. Na parede do banheiro usamos o Ecobrick Stone, da Castelatto, e um lançamento da Portobello no piso – o Kit Janeiro Off White, da Linha Ipanema, que imita pedras”, enumera a arquiteta Michelle Wilkinson.
· Sofá verde: @LiderInteriores
· Mobiliário brasileiro de design assinado: ArquivoContemporaneoOficial
· Cama: @NovoAmbiente
· Antiquidades (móveis e objetos): @ArnaldoDanembergAntiquario
· Armários/marcenaria: @Florense
· Adornos: @LojaHabito, @GaleriaCipo e @EkkoHome
· Roupa de cama: @Paramento
· Obras de arte: @Celma_Albuquerque, @PatriciaGuerreiroArte, @Almacem e @DenilsonMachadoMCA, @DJpapagaio, @Quadra_Arte; @_thaian e @AnameliaMoraes
· Móveis área externa: @TidelliRio
· Tapete rosa: @GaleriaHathi
· Revestimentos de piso e parede: @PortobelloShopBarra
· Piso da varanda: @MetamarGranitos
· Louças e metais: @DecaOficial
· Arranjos: @casadefloresbrasil
· Produção visual: Andréa Falchi (@falchiandrea)