UMA CASA BRASILEIRA, COM CERTEZA
Inspiradas em elementos da cultura tupiniquim, as arquitetas Carol Freitas e Patricia Fiuza e a empresária Andressa de Luca se uniram para criar a Casa Caju , e-commerce de itens decorativos com design autoral e produção artesanal 100% nacional.
A atuação no mercado de arquitetura carioca continua de vento em popa para Patricia Fiuza e Carolina Freitas, sócia também do Studio Eloy & Freitas Arquitetura. Essa vivência destacou uma lacuna no mercado de decoração que elas se propuseram a cobrir através da Casa Caju, loja virtual que lançaram neste ano em sociedade com a empresária Andressa De Luca, para cobrir uma demanda por acessórios autênticos, exclusivos e de qualidade para produzir a casa.
Definindo-se como uma casa brasileira de decoração, o e-commerce apresenta a primeira coleção da marca, com o tema “Varandas do Nordeste”, que partiu de um estudo sobre cada estado da região e suas diferenças culturais, reunindo referências em fotos, viagens e croquis, transformados em 16 opções de estampas e padronagens – com elementos como a carambola, o mandacaru, o cacto e as pinturas corporais indígenas – reproduzidas em almofadas, jogos americanos, guardanapos de papel, panos de prato e ecobags, que figuram ao lado de cestos de fio de malha e tábuas de cerâmica.
Com uma equipe pequena, composta pelas três sócias, uma designer e uma costureira, além dos artesãos parceiros, a empresa tem como proposta valorizar e preservar a produção nacional e a mão-de-obra local, buscando alternativas sustentáveis e minimizando os gastos e o desperdício de matérias-primas. Além da brasilidade, a pegada sustentável é outro pilar da marca – as tags que acompanham os produtos da Casa Caju, por exemplo, são feitas com papel-semente, que podem ser plantados e dar origem a temperos.
Entre os próximos passos, a Casa Caju pretende incluir novidades em seu rol de produtos, como pratos decorativos em porcelana e quadros com as estampas exclusivas da marca, além de homenagear outra região do Brasil, ainda não definida, em sua próxima coleção: “nossa ideia é rodar todos os cantos do país, em busca de valorizarmos nossa cultura”, planeja o trio.
CASA CAJU – http://www.casacaju.com.br/