UM LUXUOSO APARTAMENTO FLUTUANTE
Fotos : Gui Morelli
Mármores e móveis italianos, obras de grandes artistas nacionais e um design impecável assinado por Andrea Chicharo. Poderia ser a descrição de um imóvel de luxo em alguma das grandes cidades mundo afora onde a arquiteta atua: Lisboa, Miami, Rio ou Nova York. Mas, esse apartamento não só é móvel, ele flutua.
Para a decoração de um Ferretti Yatch 920 – um dos modelos mais luxuosos do mundo com 92 pés, três andares, quatro suítes, estar, jantar, cozinha e lounge externo com jacuzzi – a arquiteta precisou ir até a cidade de Rimini, no noroeste da Itália, e fazer todo o planejamento enquanto o iate ainda era produzido no estaleiro.
A ideia era criar uma confortável e luxuosa casa flutuante para uma família de brasileiros que mora em diferentes cantos do mundo e escolheu se encontrar durante as férias e, claro, ao mar.
– O maior desafio na decoração de um barco é justamente a escolha certa dos móveis. É preciso criar ambientes confortáveis, fazendo o melhor aproveitamento possível dos espaços, sem atravancar passagens e áreas de circulação – conta Andrea.
A arquiteta privilegiou materiais nobres, naturais e uma paleta de tons neutros e suaves como a madeira de tom claro que reveste todo o piso, os mármores italianos dos banheiros e os móveis em madeira maciça com detalhes artesanais. Espelhos também foram usados em várias paredes para dar a sensação de maior amplitude aos espaços.
“A decoração de um barco tem pormenores: os materiais precisam ser sem pontas, não pode usar vidro, os móveis são fixos, o que exige um layout muito bem definido já desde o início do projeto” – explica.
No andar inferior ao piso de acesso à embarcação, ficam as quatro suítes – do casal de proprietários e de seus três filhos. Ali, foram usados revestimentos de madeira e tons terrosos e acinzentados, com pontos de cor em alguns poucos objetos. A suíte principal, mais ampla, tem até mesa de trabalho e TV.
Já no segundo andar, fica um grande deck com lounge e piscina jacuzzi para a família curtir enquanto navega.
Estar, jantar e cozinha ficam no pavimento de acesso, que tem também uma varanda. Ali, predomina o conforto com móveis de design italiano em tons neutros e pontos de cor em pequenos objetos e obras de arte de grandes nomes, como Abraham Palatnik. Uma curiosidade é que boa parte dos objetos de decoração precisam ser colados sobre prateleiras e móveis. Afinal, pode até não parecer, mas estamos al mare.