UM APARTAMENTO PARA UMA PIANISTA
O PIANO-ARMÁRIO DA CLIENTE DE 70 ANOS NORTEOU A REFORMA DESTE APARTAMENTO, NO LEBLON, COMANDADA PELA ARQUITETA CARMEN ZACCARO.
A moradora é Maria Cândida Volpini, 70 anos, pianista. Seu desejo para a reforma era uma sala ampla e confortável para receber amigos músicos e promover saraus de música, tendo como destaque e foco principal a posição do piano. A cliente também pediu uma cozinha clara e moderna, além de uma copa com uma “vitrine” para expor a coleção de copos e louças antigas. A arquiteta já havia feito a casa da filha da cliente há 6 anos atrás, que a recomendou para a mãe.
Para atender as demandas da cliente, a arquiteta eliminou um quarto para ampliar a sala e também o quarto de empregada, que virou área de serviço, ampliando bastante a cozinha. Com essas intervenções foi possível criar uma copa, que antes não havia, e integrar a cozinha com a sala com uma porta de correr .
O projeto tem uma pegada levemente industrial, com a presença de tijolinhos rústicos, marcenaria com metal e madeira e iluminação de trilhos com luminárias aparentes. A arquiteta também inseriu na decoração várias peças e objetos de decoração já pertencentes à cliente, como o piano, a poltroninha, o baú de madeira e gravuras de Picasso, que ganharam molduras novas.
O piano-armário foi inserido na decoração, posicionado ao lado da varanda para receber luz natural pela lateral. Desenhada pela arquiteta, a estante de metal preto e freijó ao redor do piano, com uma parede revestida com tijolinhos como fundo, deixou o cantinho do piano bastante aconchegante.
Na cozinha, as paredes foram revestidas com cerâmica tipo metrô e os armários tem portas de vidro branco ou acabamento em laminado de madeira, seguindo o padrão da marcenaria da sala. Já na área da copa a arquiteta criou um armário suspenso de metal preto e vidro para guardar a coleção de louças e copos antigos. Ela também abriu um grande vão entre copa e sala com um porta de correr na cor tomate, que permite integrar ou isolar a cozinha, quando necessário.
Paleta de cores da decoração da sala tem uma base neutra e tirou partido de texturas, como a parede de tijolinhos cimentícios, a marcenaria e mobiliário em vários tons de madeira. A cor aparece de forma pontual nas artes das paredes, objetos decorativos e na porta de correr da sala/copa, num tom alegre de tomate.
“Gostei muito da mistura equilibrada de materiais e da fluidez dos espaços. A participação da cliente na escolha de cada detalhe da decoração resultou em uma casa cheia de personalidade”, avalia a arquiteta Carmen Zaccaro.
Autoria do projeto: arquiteta Carmen Zaccaro
· Nome do escritório: Carmen Zaccaro Arquitetura
· Trata-se de um projeto de reforma e decoração da residência atual da cliente, onde todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta.
· Tipo de imóvel: apartamento
· Área total: 130m2
· Localização: bairro Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro
· Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 1 mês.
· Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: a previsão era de 4 meses, mas durou 7 meses por causa da pandemia. Devido ao atraso, a cliente precisou alugar um apartamento 3 vezes, até que decidiu enfrentar a obra, já em casa. No final, deu tudo certo e a cliente está super feliz.
· Palavras definem esse projeto: contemporâneo, com pegada industrial.
· Estilo da decoração: casual chique e despojado
· Curiosidade: a cliente tinha vários desenhos de Picasso que estavam engavetados e não imaginava que ficariam lindos na parede da sala depois de serem emoldurados com paspatouts de cores diferentes.
· Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio.