REFORMA DE APARTAMENTO ANTIGO INTEGROU ESPAÇOS, AREJANDO E ILUMINANDO AMBIENTES
Arquiteto Henrique Ramalho promove reforma geral em apartamento antigo de 200m2, no Flamengo (RJ), herdado por um casal de médicos, com um casal de filhos pequenos. Muito compartimentada, planta original estava intacta há 60 anos.
O casal de médicos na faixa dos 45 anos (ele, ortopedista; ela, cardiologista), com um casal de filhos pequenos, herdou este apartamento antigo de 200m2, no Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro), com a planta original intacta, bastante compartimentada, como era comum há 60 anos. Incomodados com o excesso de paredes que causavam a sensação de confinamento e comprometiam a presença de luz natural nos espaços, os novos proprietários decidiram então fazer a primeira reforma do imóvel e, para esta missão, encomendaram um projeto de modernização ao arquiteto Henrique Ramalho (@henriqueramalhoarquitetura), incluindo a decoração de todos os cômodos.
Com a reforma, muitas paredes foram demolidas, possibilitando, por exemplo, criar uma área social ampla, arejada e iluminada, com estar, jantar e cozinha agora integrados. Já os dois banheiros originais – que eram enormes e escuros – foram redivididos para originar três banheiros modernos e claros – dois deles formando suítes e um banheiro social.
Segundo arquiteto, no geral, o projeto buscou um conceito visualmente limpo e moderno, com espaços bem integrados, mantendo, contudo, alguns elementos originais do imóvel, como as sancas no teto e o piso em taco, que foi restaurado. “A madeira do taco nos levou a escolher o freijó natural, que tem uma tonalidade bem próxima, no acabamento dos painéis de marcenaria que revestem algumas paredes da sala, cozinha, quarto e banheiro”, conta Henrique.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo, é tudo novo. A única peça aproveitada do acervo dos clientes foi o piano, que ganhou lugar de destaque na sala, e a base antiga da mesa de jantar, remoçada com o tampo novo de mármore. A seleção dos móveis novos priorizou peças com visual moderno e atemporal, sendo algumas assinadas, com destaque para a poltrona Mole e o banquinho Mocho, ambos criados pelo mestre Sergio Rodrigues. “Usamos como base uma paleta em tons neutros, com teto branco, paredes off white e muita madeira, para destacar o verde discreto, presente nos armários da cozinha e no tapete da sala, além de algumas obras de arte, como o quadro do artista Eduardo Sued, acima da Mole”, finaliza o arquiteto Henrique Ramalho, que levou 10 meses para desenvolver e executar todo o projeto.
FICHA TÉCNICA:
• Autoria do projeto: Arquiteto Henrique Ramalho
• Instagram: @henriqueramalhoarquitetura
• Produção visual: Pualani Di Giorgio // @puadigiorgio
• Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio
• Tipo de imóvel: Apartamento linear
• Área total: 200m2
• Localização: Flamengo, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
• Perfil dos proprietários: Casal de médicos na faixa dos 45 anos (ele, ortopedista; ela, cardiologista), com um casal de filhos pequenos.
• Estilo da decoração do apartamento como um todo: Contemporâneo atemporal
• Tempo de elaboração e execução do projeto, incluindo a finalização da decoração: 10 meses