REFORMA COMPLETA EM APÊ NA BARRA DA TIJUCA
Reforma completa comandada pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, trouxe atmosfera de casa para este apê de 100m2, na Barra da Tijuca (RJ).
Assim que comprou este apartamento de 100m2, na Barra da Tijuca (RJ), um casal, com uma filha de seis anos e um enteado que dorme na residência da família eventualmente, encomendou aos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura (@ag_arq), um projeto de reforma geral, de todos os cômodos. “Eles já moravam no bairro, mas buscavam um apartamento um pouco maior, projetado especialmente para eles”, conta Ana Luisa.
No geral, o conceito do projeto foi trazer uma atmosfera de casa aconchegante para o apartamento. Para isso, os arquitetos potencializaram a entrada de luz natural através da varanda, integrando-a à sala (única alteração da planta), e apostaram em materiais naturais, texturas, cores e bastante vegetação.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo cozy, como os clientes já tinham uma mesa de jantar em madeira de demolição e cadeiras com estrutura de madeira, para contrabalançar, a seleção dos móveis novos priorizou peças soltas que também servem de apoio, com visual leve, cores claras e tramas naturais. “A ideia é permitir que os moradores movimentem essas peças de acordo com os diferentes usos da sala, como ver TV, apoiar os pés ou receber os amigos, sem comprometer a circulação do espaço”, explica Gustavo. Já o sofá é um modelo com capa branca removível (em sarja de algodão), escolhido para contrastar com a parede principal, em tijolinho de tom natural. “Usamos folha natural de freijó e palhinha na estante de marcenaria e replicamos esses materiais no restante do mobiliário, como o pufe em trama natural de taboa, a cadeira Wishbone com assento de fibra natural e as mesinhas de centro e laterais”, diz Ana Luisa Cairo. “A poltrona em couro natural marrom castanho pode estar voltada para a tv ou para o banco azulejado da varanda, enquanto o buffet de serralheria branca, com tampo de granilite e portas em vidro canelado, virou um elemento de destaque na sala”, ressalta o sócio Gustavo. Pela praticidade, o tapete da sala é de fibra de garrafa pet, mas com textura que se assemelha à fibra natural.
No quesito “paleta cromática”, os arquitetos optaram por uma base neutra em todo o apartamento (com piso em porcelanato tipo cimento queimado e paredes e teto na cor branca) para valorizar a luz natural e pontuaram com a cor verde, presente na vegetação do estar e na pintura das paredes da sala de jantar. “Essa pintura delimita a área de jantar, mimetiza a porta pivotante que dá acesso aos quartos e também cria um visual mais limpo, com personalidade”, diz Ana Luisa. Para manter a mesma linguagem, os arquitetos também levaram tons de verde para alguns detalhes em outros ambientes, especialmente a cozinha e a suíte do casal.
Destaques na sala:
- A integração entre a sala e a varanda, que trouxe mais luz natural para a área social, inclusive para a sala de jantar, que fica recuada.
- O desenho leve da marcenaria da estante da sala, com um cachepô no lado próximo à varanda.
- O banco azulejado na varanda, que também funciona como mesa de apoio.
- A pintura verde das paredes, que demarca a área de jantar e também camufla a porta de acesso aos quartos.
- A seleção de móveis soltos, que permitem aos clientes movimentar essas peças de apoio para deixar a circulação mais confortável, de acordo com os diferentes usos da sala (ver TV, apoiar os pés ou receber os amigos).
Destaques na cozinha:
- Os acabamentos dos armários inferiores em freijó e superiores em fórmica verde bambu, que deixaram a cozinha mais aconchegante e conectada aos tons da sala.
- A composição de quadro, arandela e fruteiras fixados na parede, ao lado da bancada de apoio para refeições rápidas.
Destaques no quarto do casal:
- O revestimento da parede atrás da cama, em lambri branco, que também tem função de cabeceira.
- O armário embaixo da janela, com função de sapateira (armário de apoio) e a bancada de home office, que também serve de penteadeira, no lugar da tradicional mesa de cabeceira.
- A parede pintada de ver em frente à cama e a faixa no topo do painel de lambri, rente ao teto, também deixaram o ambiente mais aconchegante e conectado aos tons da sala.
Destaques no quarto da filha:
- A pintura de arco íris, solicitada pela filha da cliente, e a estante branca, reaproveitada do apartamento antigo dos clientes, foram o ponto de partida para os arquitetos definirem o projeto do quarto.
- Além de funcionar como penteadeira, a bancada de estudo instalada embaixo da janela manteve uma área de circulação e brincadeira confortável.
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado
- Escritório: A+G Arquitetura
- Instagram: @ag_arq
- Fotógrafa: @luizaschreier.archpho
- Tipo de imóvel: Apartamento linear
- Área total do imóvel: 100m²
- Localização: Barra da Tijuca, bairro na zona oeste do Rio de Janeiro
- Perfil dos moradores: Casal, com uma filha de 6 anos e um enteado que dorme no imóvel eventualmente. Paula Galvão, que aparece na foto, é psicóloga.
- Cômodos do imóvel após a reforma: Sala, quarto da filha, suíte do casal, escritório eventualmente usado como quarto do enteado, banheiro social, cozinha, área de serviço, despensa e banheiro serviço.
- Estilo da decoração do apartamento como um todo: Contemporâneo cozy
- Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 7 meses