REFORMA CLEAN EM IPANEMA INTEGRA AMBIENTES
Casal compra apartamento em Ipanema para reformar e revender, mas, no decorrer da obra, se encanta pelas transformações e decide se mudar para ele. Projeto leva a assinatura do arquiteto Henrique Ramalho, que é amigo dos novos proprietários.
O casal de empresários na faixa dos 40 anos, com uma filha de 8 anos, comprou este apartamento de 150m2, em Ipanema (zona sul do Rio de Janeiro), para fins de investimento. A ideia inicial era reformar o imóvel para torná-lo mais atraente e revender em seguida. Para comandar a empreitada, entrou em cena o arquiteto Henrique Ramalho (@henriqueramalhoarquitetura), que é amigo pessoal dos novos proprietários. “Eles queriam modernizar a planta original, que era muito compartimentada, especialmente na parte da cozinha e banheiros, e melhorar a circulação”, conta Ramalho, que mexeu em todos os cômodos, mas manteve a marcenaria do quarto da filha, que foi feita por outro profissional.
No entanto, no decorrer da obra, o casal se encantou não só com as alterações feitas na planta do imóvel como também pela localização do apartamento, que fica em uma rua tranquila e totalmente residencial, com vista para a copa das árvores. Decidiram, então, que se mudariam do apartamento no Leblon, onde moravam, para o novo endereço, em Ipanema, e pediram ao arquiteto para incluir no projeto a parte da decoração. “No geral, apostamos em uma arquitetura limpa e atemporal, sem excessos, e adotamos uma paleta de cores em tons neutros para destacar a marcenaria, que é mais elaborada, e os inúmeros móveis de design assinado e as obras de arte que já faziam parte do acervo dos clientes e foram aproveitados, já que eles têm extremo bom gosto”, explica ele.
Na decoração, o arquiteto destaca a estante que vai do piso ao teto na parede lateral da sala, executada em freijó natural na parte inferior e em madeira ebanizada em cima, onde ficam os nichos. Perpendicular a ela, o rack sob a tv também foi executado em freijó, conferindo unidade visual ao conjunto e ajudando a delimitar o ambiente de estar com tv. No mesmo espaço, também chama a atenção a mesa de centro Matriz, assinada pelo designer Jader Almeida, com acabamento em laca turquesa, trazida do endereço anterior. Por estar muito danificado, o piso original da sala, que era em taco, foi substituído por um porcelanato fosco que imita mármore calacata, em placas de 120x120cm. Já na área íntima, como o taco estava em bom estado, o piso foi restaurado, deixando os quartos mais acolhedores.
Outro destaque do projeto é a janela que ocupa toda a extensão da sala (que tem 11 metros de largura e 50m2), em esquadria de alumínio branco, desenhada pelo arquiteto, com oito folhas que podem ser totalmente recolhidas para a lateral.
Principais fornecedores do projeto:
- Móveis e objetos: Arquivo Contemporâneo
- Tapete: Casa Julio
- Luminárias: Lumini
- Sequência de fotografias na parede do escritório/quarto de hóspedes: fotógrafo Guilherme Duayer
- Escultura de parede azul acima do aparador da sala de jantar: artista Cássio Lázaro
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: Arquiteto Henrique Ramalho
- Instagram: @henriqueramalhoarquitetura
- Produção visual: @StudioJeffersonStunner
- Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio
- Tipo de imóvel: Apartamento linear
- Área total do apartamento: 150m2
- Metragem somente da área social: 50m2
- Localização: Ipanema, bairro na zona sul do Rio de Janeiro
- Perfil dos moradores: Casal de empresários na faixa dos 40 anos, com uma filha de 8 anos. Os clientes são amigos pessoais do arquiteto
- Cômodos atuais do apartamento após a execução do projeto: Sala, cozinha, suíte do casal, suíte da filha, escritório (que também pode ser usado como quarto de hóspedes) e banheiro social
- Maior desafio do projeto: Resolver os problemas de circulação e divisão interna da planta original
- Tempo total entre fazer e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 6 meses