APARTAMENTO NA BARRA – PROJETO DE SOLANGE MEDINA
Essa cobertura, de 700 m², de frente para a praia da Barra, foi totalmente redesenhada para integrar ambientes, priorizar a iluminação e a belíssima vista para o mar.
A decoradora Solange Medina assina o projeto de reforma e decoração desta cobertura linear de frente para a praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A planta original do imóvel, com 580m2 de área coberta e 120m2 de terraço, foi integralmente redesenhada para atender às necessidades dos moradores, um casal de meia idade com filhos já adultos e casados.
O trabalho, que durou cerca de um ano e acaba de ser concluído, começou com pequenas interferências, como a mudança de local da piscina, que ficava onde há hoje uma varanda coberta.
A partir daí, o casal percebeu que valeria a pena colocar tudo abaixo para iniciar uma nova vida.
Não restou um único ambiente original!
Da residência anterior vieram apenas uma escrivaninha e uma cadeira estilo Luís XV. As quatro suítes deram lugar a três, hoje mais amplas e confortáveis. As dependências de empregados, que antes contavam com apenas 1 quarto e 1 banheiro, hoje dispõem de três quartos, 2 banheiros e 1 sala de tv. Para a decoradora, o ponto alto do projeto é, sem dúvida, a total integração dos ambientes sociais, além das grandes esquadrias de vidro na fachada. “Além de garantir luz natural abundante aos espaços, elas mantém a paisagem externa sempre ao alcance dos olhos”, justifica. Um dos recursos usados foi a substituição de uma parede lateral do living por portas de vidro, que ampliaram a vista para o mar.
De estilo contemporâneo, a decoração das salas de estar e jantar passeia por tons claros e leves (como pede um projeto à beira-mar no Rio de Janeiro), reservando às obras de arte o papel de destaque: Adriana Varejão, Abraham Palatinik, Victor Vasarely, Jesus Soto, Ubi Bava, Rego Monteiro, Gonçalo Ivo e Toyota são alguns dos artistas plásticos presentes.
Já o décor dos quartos de hóspedes tem cores mais alegres, que vieram dos materiais usados em seus respectivos banheiros. O quarto do casal assume uma proposta mais clássica, com destaque para tecidos sóbrios com fios dourados opacos e para a grande estante projetada em marcenaria para camuflar um pilar que surgiu durante a obra. Seus nichos iluminados expõem uma coleção de vasos de Murano.
No que se refere à marcenaria, Solange usou três tipos de madeira: pau-ferro, peroba-do-campo e nogueira foram escolhidas de acordo com os móveis e para criar sobretons nos espaços. “Também brincamos bastante com a alternância de fosco e brilho nos acabamentos. E misturamos materiais como couro, vidro e madeira”, acrescenta ela. Na mobília da sala há peças garimpadas, em sua maioria, nas lojas Novo Ambiente, Way Design, Finish, Artefacto, Érea e Montenapoleone. Os tapetes dos ambientes sociais são da Isfahan.