PRIMEIRO APARTAMENTO TOTALMENTE RENOVADO PARA OS NOVOS MORADORES
Primeiro apartamento de um jovem casal de médicos, na faixa dos 30 anos, passou por uma reforma completa, de orçamento limitado, comandada pelo Studio Duas Arquitetura
Localizado em Icaraí (bairro no município de Niterói, RJ), este apartamento com 80m2 foi integralmente reformado pelas arquitetas Marina Dipré e Victoria Greenman, do Studio Duas Arquitetura (@studioduas.arq), para ser o lar de um jovem casal de médicos, na faixa dos 30 anos, sem filhos. “A cliente cresceu neste apartamento com os pais e se mudou com eles durante a adolescência. Ao sair de casa, ela decidiu voltar ao endereço anterior, desta vez casada“, conta Marina.
Por ser um apartamento antigo, além da renovação visual de todos os cômodos, também era necessário fazer muitas obras de infraestrutura, porém sem alterar a planta original. A principal solicitação do casal foi a reforma completa da cozinha e um espaço agradável na varanda para receber os amigos. Tudo isso considerando o budget limitado de um casal jovem que estava se mudando para o primeiro apartamento.
Na decoração da sala, as arquitetas investiram na combinação das texturas do tijolinho, cimento queimado, palhinha e tecidos naturais, não só obter uma base neutra como também para imprimir mais personalidade e sensação de conforto no projeto. Já os pontos de cor vêm dos quadros, almofadas, tapete e vegetação.
Na cozinha, as arquitetas apostaram no estilo retrô revisitado, com armários de portas almofadadas num tom de verde claro e paredes revestidas com pastilhas hexagonais brancas na parte inferior e textura de cimento queimado na parte superior.
O quarto do casal tem cores mais alegres e suaves, além da presença do carvalho natural, que ajuda a aquecer o ambiente. “Pintamos uma faixa verde na lateral da parede onde fica a tv para demarcar o espaço da penteadeira e do espelho redondo“, ressalta Victoria. Somente a estrutura do armário ao redor da cama foi aproveitada, mas ganhou novas portas com puxadores em cava, de carvalho natural, que conferiram mais delicadeza ao móvel.
No escritório, a marcenaria do armário possui um detalhe sutil e interessante. Todas as portas são brancas e básicas, exceto a mais próxima da parede de cimento queimado, que ganhou uma porta com requadro azul e palhinha square. “Aproveitamos a ventilação interna proporcionada pela palhinha para fazer uma sapateira com prateleiras retráteis neste local“, revela Marina.
“Nosso maior desafio neste projeto foi criar uma varanda gourmet em um espaço de 1m x 4,70m. Através da marcenaria e sem comprometer a circulação do espaço, conseguimos criar, de um lado, um banco em L com ripado vazado, que também serve para esconder as condensadoras dos splits, e do outro lado, também em L, uma bancada com churrasqueira e cuba“, finaliza Victoria.
Fotógrafa: @LuizaSchreier.ArchPhoto