PARA O MUNDO FICAR ODARA
Ambiente de Marcelo Salum na CASACOR SC celebra a MPB e seu poder transformador.
A Música Popular Brasileira (MPB) está presente na vida e na história de muitas pessoas ao redor do mundo. Através de suas canções icônicas, ela emociona e toca os corações. Foi assim que o arquiteto Marcelo Salum criou seu ambiente na CASACOR Santa Catarina 2022.
Foto: Lio Simas
O living “Chez Odara”, em homenagem à música “Odara” de Caetano Veloso, reúne os elementos perfeitos para celebrar os momentos entre amigos ou realizar sarais e encontros festivos. Uma verdadeira ode à alegria de viver! O layout circular conta com 49,32 m² repletos de personalidade e descontração.
“A MPB sempre esteve presente na minha história. Desde muito pequeno, eu recordo dos discos de vinil tocando nas festas que meus pais davam ou, simplesmente, quando eles ouviam em casa. Maria Bethânia, Gal, Chico, Caetano, entre outros fazem parte da minha criação”, afirma o profissional. Assim, ele projetou um espaço surpreendente com muitas referências.
Nesse cenário exuberante, as combinações são especiais. Um dos destaques é o lambri em meia parede com o revestimento Treliça BW Matte, criado pela Isabela Capeto para a Ceusa. Uma das mais conceituadas estilistas brasileiras, ela teve sua estreia no segmento de arquitetura e decoração através dessa parceria. Além disso, o ambiente ganhou um papel de parede que estampa o Deus Pã da mitologia grega, protetor das matas e da música. As obras da fotógrafa Vania Toledo, que retratam grandes nomes da MPB, enfeitam as paredes acima do sofá.
O living ainda recebeu a escultura “O Fauno”, feito pelo artista Juliano Aguiar especialmente para esse espaço. Para completar o equilíbrio dos elementos e valorizar a seleção dos revestimentos, os tons de bege dos tecidos vestem os móveis e um tapete fabricado manualmente em lã emoldura a criação.
“Chez Odara” é uma reunião harmônica entre a memória afetiva do arquiteto e a história do Colégio Silveira de Souza, novo local da CASACOR em Florianópolis. Lá, anteriormente, funcionava uma escola de música. O propósito do espaço, o qual já formou muitas crianças e adultos, inspirou cada detalhe do projeto.
“Deixa eu cantar que é pro mundo ficar odara. Pra ficar tudo joia rara. Qualquer coisa que se sonhara. Canto e danço que dará” … A música transforma!