LOFT PARA FIM DE SEMANA NO RIO DE JANEIRO
Em apenas 17m2, Pílula Arquitetura projeta micro loft, no Leblon, para um casal de cariocas que mora em São Paulo passar férias e fins de semana, perto da família e dos amigos. A clarabóia acima da cama, a bancada de granilite colorido da cozinha, a cuba pink no banheiro e as peças de artesanato brasileiro são alguns destaques do projeto.
Localizado no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento térreo de apenas 17m2 foi projetado pelos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório @Pilula.Arquitetura, para ser o pouso de fim de semana e férias de um casal de cariocas entre 30 e 40 anos (ele, músico; ela, advogada) que atualmente mora em São Paulo. “Eles nos pediram um mini um loft contemporâneo, cheio de personalidade e funcional. Essas foram as únicas exigências. De resto, nos deram carta branca e toparam todas as ideias que propusemos”, conta Richard.
O projeto, que levou cinco meses para ser elaborado e executado, incluiu a reforma total do espaço, com decoração integralmente nova e paleta de cores extraída da bancada de granilite da cozinha.
A planta do pequeno imóvel também foi modificada. Os arquitetos mudaram a entrada do banheiro de lugar para criar ali um armário embutido bem espaçoso, “roubando” uma pequena parte desse banheiro. Segundo Richard, a brincadeira com texturas, pontos de cores terrosas e artesanatos brasileiros conferiram ao espaço uma atmosfera “Bachianas Brasileiras nº 2” (de Villa Lobos) e imprimiram mais personalidade no décor. “O loft era pouco iluminado, com uma única janela. Sentimos uma grande necessidade de criar algum recurso que trouxesse a luz natural para dentro do ambiente. Foi aí que veio a ideia de criar uma clarabóia trapezoidal, inspirada nas clarabóias novaiorquinas”, lembra Maria Clara, mencionando ainda a cuba pink no banheiro e as peças de artesanato brasileiro como outros destaques do projeto.
Fotógrafa: @luizaschreier.archphoto