LANÇAMENTOS EM TAPETES NA ABIMAD
JARDINS SINUOSOS DE BURLE MARX E CENTENÁRIO DA SEMANA DE ARTE MODERNA NO BRASIL INSPIRAM COLEÇÃO 2022 DA AVANTI TAPETES, QUE SERÁ LANÇADA NA 33ª ABIMAD, de 1 A 4 DE FEVEIRO, NA SÃO PAULO EXPO.
A Avanti, tradicional marca de tapetes autorais fundada no Rio de Janeiro, em 1978, começou 2022 lançando sua nova coleção, com duas linhas em destaque.
A linha BM partiu de um tapete com estampa assinada pelo arquiteto Ricardo Campos, inspirada nas formas sinuosas e orgânicas, nos espaços contemplativos e na vegetação nativa dos famosos jardins de Burle Marx, responsável pela introdução do paisagismo modernista no Brasil. Batizado de BM 01, este modelo deu origem outros três (3 fotos abaixo) que seguem o mesmo conceito, em tonalidades que vibram na mesma paleta de cores.
A outra linha, desenvolvida por Bia Lettiére, diretora criativa da Avanti, é uma homenagem ao centenário da Semana de Arte Moderna do Brasil (que ocorreu em São Paulo, em 1922) e conta com estampas de inspiração cubista, movimento artístico que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. Os tapetes dessa linha – batizada de Cubista (2 fotos abaixo) ganharam nomes dos artistas expoentes desse período da história da arte – como Pablo (Picasso), Juan (Gris) e Marcel (Duchamp) – que influenciaram artistas modernistas brasileiros, como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Vicente do Rego Monteiro, entre outros.
Ambas as linhas são 100% produzidas em nylon antialérgico, com espessuras entre 10 e 17mm, e serão lançadas, em primeira mão, na 33ª Abimad, de 1 a 4 de fevereiro, na São Paulo Expo. A partir do dia 10 de fevereiro, poderão ser encomendadas, sob medida, nas lojas Avanti do Rio e São Paulo (endereços abaixo).
As novidades não param por aí. A Avanti também vai lançar na feira tapetes com acabamento à base de PVC (matéria-prima que pode ser molhada), além de um cocar de cores 100% Solution Dyed. Traduzindo: como os fios já nascem coloridos, dispensando tingimento e água no processo de produção, o tapete se torna resistente ao desbotamento ao longo do tempo.
· Fotógrafo do tapete modelo BM 01: Márcio Irala
· Fotógrafo dos demais modelos de tapete: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio.