ESTAR ÍNTIMO PROPÕE UM ENCONTRO COM O TEMPO DA ALMA
Assinado pela Bezamat Arquitetura na CasaCor Rio 2022, o estar íntimo com jardim integrado TEMPO DA ALMA propõe uma pausa momentânea para relaxar, renovar a alma e recarregar as energias no retorno ao tempo cronológico fugaz e veloz, anterior à pandemia.
Projetado pelo escritório Bezamat Arquitetura (@bezamatarquitetura) na CasaCor Rio 2022 (@casacorrio_oficial), TEMPO DA ALMA é, como o próprio nome sugere, um espaço pensado a partir do hiato temporal que vivemos nos últimos dois anos. Em uma área coberta integrada ao jardim, que totaliza 82 m2, a arquiteta Cristina Bezamat criou um estar íntimo que propõe uma pausa momentânea para relaxar, renovar a alma e recarregar as energias neste retorno ao tempo cronológico fugaz e veloz, anterior à pandemia.
Segundo Bezamat, o conceito do projeto reflete a filosofia sueca Lagom, que significa “nem demasiado, nem muito pouco”, e o estilo dinamarquês Hygge, cuja tradução não literal se aproxima de bem-estar, acolhimento e conforto. “Nossa inspiração partiu da percepção da mudança de valores e de estilo de vida provocados pela pandemia. A falta de contato com a natureza, o isolamento e os desafios que enfrentamos levaram a uma revisão de valores pessoais. A casa tornou-se um elemento fundamental na busca pelo bem-estar e, neste novo contexto, a decoração passou a ser mais relevante do que nunca. Ressignificar a moradia usando também objetos e mobiliário que ativam a memória afetiva é a chave do equilíbrio”, avalia a arquiteta, que transformou cinco espelhos Chuva do designer Leo Romano em uma grande escultura de parede.
Já a decoração do espaço combina uma paleta de tons pastel (mais suaves, para evocar tranquilidade e otimismo), formas curvas e minimalistas que remetem aos elementos da natureza e fibras vegetais, que possibilitam práticas agrícolas regenerativas, como linho, cânhamo, rami e juta. Para amplificar a sensação de aconchego, a arquiteta usou vasos com temperos, ervas e flores, que estimulam o olfato, e texturas naturais, que estimulam o tato. “Todos estes elementos juntos tornam o lar visualmente agradável e descomplicado, ainda que simples e aconchegante”, conclui Bezamat.
O mobiliário do espaço indoor é do Arquivo Contemporâneo (@arquivocontemporaneooficial) e outdoor é da Tidelli (@tidellirio). Já as obras de arte contaram com a curadoria de Heloísa Amaral Peixoto.
FICHA TÉCNICA:
· Profissional que assinam o projeto: Arquiteta Cristina Bezamat
· Instagram do escritório: @bezamatarquitetura
· Nome do ambiente: Tempo da Alma
· Área total: 82m2
· Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio
Fornecedores:
· Mobiliário indoor de design assinado: Arquivo Contemporâneo
· Mobiliário de área externa: Tidelli
· Consultoria de arte: Heloísa Amaral Peixoto