ESPAÇO ZEN E MUITO CONFORTO NA DECORAÇÃO DO APARTAMENTO NA BARRA
Reformado pela arquiteta Fernanda Medeiros, imóvel ganhou décor contemporâneo e muito conforto
Fotos: Luiza Schreier
.
Estar, jantar, varanda, hidromassagem. A área social deste apartamento de 300m² na Barra da Tijuca, no Rio, é bem diferente do usual. Exatamente como desejavam os moradores, que não abriam mão de ter um espaço zen em casa. Desejo prontamente atendido pela arquiteta Fernanda Medeiros, que criou uma parede de cobogós artesanais para separar a área de relax da sala principal, mantendo uma certa privacidade entre os ambientes e trazendo ainda mais charme para a decoração.
– A ideia inicial era instalar a hidro na varanda, mas por questões estruturais do prédio (que não suportaria esse peso), optamos por abrir um dos quatro quartos do imóvel, integrando o ambiente com a sala e a varanda para criar o espaço zen tão fundamental para os moradores. A tubulação vem do banheiro que fica logo ao lado, o que permitiu fazer essa instalação – explica Fernanda.
O espaço ainda ganhou uma parede de pedra que termina num jardim vertical, o que dá um ar mais aconchegante e natural ao ambiente. E essa foi apenas uma das modificações feitas na planta do imóvel, que tinha um design bem anos 80 com sancas, colunas no meio da sala, marcenaria antiquada e ambientes muito divididos. Na verdade, tudo foi completamente alterado.
A grande área de convivência tem ainda estar e jantar. Ambas ganharam marcenaria com detalhes ripados em carvalho e móveis em freijó. No jantar, o louceiro até o teto esconde um pilar e serve também como aparador. O estar faz a ligação com a varanda e ganhou tons mais neutros e alguns detalhes em terracota.
Na cozinha, prevalece um verde bem clarinho. Como não era possível integrar o ambiente com a sala, foi criada ali uma copinha e uma ilha central. Assim, quem estiver cozinhando fica de frente para a copa.
Já a área íntima ganhou três suítes. A do casal tem cabeceira com o mesmo ripado usado na sala e um décor em tons terracota e turquesa. A da filha, uma jovem médica de 24 anos, tem toques boho com móveis em palhinha e detalhes decorativos de cestaria. A do filho, que mora fora mas visita a família com frequência, tem um design mais clean.