DECORANDO QUARTOS DE CRIANÇA BEM PEQUENOS!

Projetos para quartos infantis podem ser muito desafiadores. Criar um ambiente que ao mesmo tempo seja lúdico, confortável e funcional, em espaços que podem ser bem pequenos, atendendo a pais e filhos!
Hoje temos dois projetos que cumprem esses pré-requisitos com louvor, criando lindos espaços para as crianças.

Arquiteta Patty Coelho projeta, em apenas 7m2, um quarto de menino, já preparado para receber o futuro irmãozinho.

A arquiteta Patty Coelho com seu mini cliente BENJAMIN

Nesse projeto coube tudo e mais um pouco: cama beliche, guarda-roupa, tv, mesa de desenhar/estudo, quadro negro, estante e até espaço livre para brincadeiras. Como?
O casal, na faixa dos 35 anos que já morava em um apartamento na Lapa (bairro na região central do Rio de Janeiro) decidiu convocar a arquiteta Patty Coelho (@pattycoelhoarquitetura) para fazer o quarto do único filho, com 2 anos, que não tinha sido mexido quando o imóvel foi reformado. Mesmo cientes das limitações impostas pelo tamanho do cômodo, de apenas 7m2, os pais pediram à arquiteta duas camas porque eles já estavam planejando ter outro filho. “Precisei projetar uma beliche com tamanho especial, 10cm menor que o padrão, para caber no espaço”, conta Patty.

Na decoração, que segue o estilo contemporâneo lúdico, a arquiteta apostou no tema “jungle” através de um painel adesivado na parede com estampa de animais, árvores e montanhas, e reforçou a sensação de natureza através da marcenaria com acabamento em madeira clara e palha natural. Todos os móveis foram desenhados por ela, da cama beliche à mesa de desenho/estudo, passando pelo guarda-roupa e o quadro negro (que cobre a faixa de parede sob a janela) até a estante de brinquedos com estrutura em metalon. Já no âmbito funcional foi adotado o método montessoriano, com móveis baixos, rentes ao chão, respeitando a altura do pequeno. Outro destaque no projeto é a viga revestida em marcenaria na parede acima da cama, com detalhe em LED. “Essa viga precisava ser escondida, pois visualmente ficava feia. Além de revesti-la em madeira, tiramos partido dela através de iluminação embutida”, explica Patty.

Quarto de menino de 2 anos com 7m2 assinado pela arquiteta PATTY COELHO

Segundo Patty Coelho, o maior desafio deste trabalho foi projetar, em apenas 7m2, um quarto para duas crianças, com cama beliche, guarda-roupa, tv, mesa de desenhar/estudo, quadro negro, estante e até espaço central livre para brincadeiras. “Após a entrega do quarto, a mãe me contou que o filho passou a usar muito mais o espaço, interagir com o ambiente e guardar os próprios brinquedos nas caixas. Agora ele faz questão de dormir no próprio quarto, o que não acontecia antes”, orgulha-se ela.

FICHA TÉCNICA:

·        Autoria do projeto: Arquiteta Patty Coelho

·        Nome do escritório: Patty Coelho Arquitetura

·        Instagram: @pattycoelhoarquiteta

·        Cômodo: Quarto de menino

·        Área total do ambiente: 7m2

·        Localização: Lapa, bairro na região central do Rio de Janeiro

·        Perfil dos moradores:  Casal na faixa dos 35 anos, com um filho (Benjamin) de 2 anos

·        Tempo entre elaborar e aprovar o projeto: 30 dias

·        Tempo de execução do projeto, incluindo a finalização da decoração: 45 dias

·        Fotógrafa:  @liliamendel.fotografia

Principais fornecedores do projeto:

·        Marcenaria e serralheria: Projetar Valentim Moveis

·        Adesivo de Parede: Stixx Adesivos

·        Tapete: Abracasa

·        Roupa de Cama: Mooui

·        Girafa: LZ Studio Mini

·        Cadeira: Abracasa

Projetado pela arquiteta Fernanda de la Peña, do escritório Cores Arquitetura, o novo quarto da Marina, de 2 anos, tem apenas 6m2 e espaço de sobra para brincar, ler e desenhar

A arquiteta Fernanda de la Peña do escritório CORES ARQUITETURA

Um casal jovem, com pouco mais de 30 anos e uma filha de 2 anos chamada Marina, já morava neste apartamento em Botafogo, no Rio de Janeiro, com um pequeno quarto aberto para a sala. Com a chegada do segundo filho, a família decidiu fechar o cômodo novamente para transformá-lo em um quarto novinho para a menina, deixando o antigo quarto dela para o bebê. A mudança foi proposta pela arquiteta Fernanda de la Peña, do escritório Cores Arquitetura (@coresarquitetura), que assina o projeto, e os pais logo compraram a ideia. “Depois disso, a cliente apenas me pediu um quarto em tons unissex, sem rosa, que servisse para os dois filhos”, relata Fernanda.

A arquiteta conta ainda que o conceito do projeto partiu do armário em formato de casinha, com uma ideia de telhado sobre a cama. “Como o quarto é muito pequeno, com apenas 6m2, era imprescindível aproveitar ao máximo cada cantinho. Além disso, pensamos também em um quarto funcional e durável. Por isso, os móveis à frente da cama são soltos e modulados, permitindo novas configurações de layout no futuro”, explica ela.

Quarto de menina com 2 anos de apenas 6m2 assinado pelo escritório CORES ARQUITETURA

No decór – ao mesmo tempo moderno, lúdico e atemporal, a arquiteta não trabalhou nenhum tema específico, mas investiu em tons neutros e alegres – como cinza e laranja – para estimular a criança. Como o cômodo é muito pequeno, ela deixou a área central livre para a Marina brincar e posicionou, de um lado, o armário e a caminha com cama auxiliar em baixo, e, do outro, a bancada de desenhar, com tampo de altura ajustável e uma estante baixo, com nichos e gavetas para guardar brinquedos. “O maior desafio deste trabalho foi, sem dúvida, fazer caber tudo em espaço muito reduzido, que ainda fosse durável e fácil de ser reconfigurado depois”, conclui Fernanda.

FICHA TÉCNICA:

·        Autoria do projeto: Arquiteta Fernanda de la Peña

·        Nome do escritório: Cores Arquitetura

·        Instagram: @coresarquitetura

·        Cômodo: Quarto de menina

·        Área total do ambiente: 6m²

·        Localização: Botafogo, bairro na zonal sul do Rio de Janeiro

·        Perfil dos moradores: Casal jovem com pouco mais de 30 anos, com uma filha de 2 anos e “grávido” do segundo filho.

·        Estilo da decoração: Atemporal, moderno e lúdico.

·        Fotos:  @LauraVilelaFoto/@NaTocaDesign

decoração para quarto de criança decoração para quarto de criança bem pequeno

Advertising