DECORAÇÃO RÁPIDA, EM TEMPOS DE PANDEMIA
Sem sair de Miami, onde mora atualmente, a arquiteta carioca Nayara Macedo repaginou, em apenas 30 dias durante a pandemia, este apartamento na Barra da Tijuca, que ganhou décor de inspiração modernista
As crianças cresceram e a família precisava de mais espaço. Além disso, a pandemia obrigou todos a ficar em casa a maior parte do tempo. O trabalho também veio para casa e surgiu a necessidade de adaptar parte do processo criativo do produtor musical ao home office.
O casal já era cliente da arquiteta, que projetou o quarto dos gêmeos e uma brinquedoteca no apartamento anterior.
Nesse projeto de decoração, tudo é novo e todos os cômodos foram trabalhados pela arquiteta, sem modificações na planta do imóvel. A dependência de serviço virou um mix de estúdio e home office.
A cozinha pequena, que já era integrada à sala, ficou bem mais acolhedora, funcional e perfeita para receber os amigos.
Embora a arquiteta resida oficialmente em Miami, a distância não foi um problema para a realização deste trabalho, nem mesmo a pandemia, que a impedia de sair dos EUA. Primeiro, porque Nayara já conhecia bem os clientes de projetos anteriores. Segundo, porque a tecnologia se tornou uma grande aliada em cada etapa do processo. Entre outras coisas, ela criou um grupo de obra no WhatsApp, fez dezenas de videochamadas pelo Facetime e lançou mão de ferramentas de visualização do projeto em 3D, permitindo aos clientes aprovarem cada etapa de forma rápida e eficiente. “Estive presente virtualmente em cada detalhe. Inclusive, visitando as lojas do Casashopping para ajudar na escolha de móveis, tecidos, cores e acabamentos. Consegui coordenar tudo à distancia”, explica a arquiteta, que também conta com uma estrutura no Rio, que deu todo suporte a ela. “Meu maior desafio foi coordenar o cronograma do projeto, que precisava ser finalizado em apenas trinta dias, um prazo curtíssimo”, acrescenta ela.
um projeto moderno, contemporâneo, com espaços fluidos, integrados e décor fresh, pontuado de cor e objetos selecionados pelos próprios moradores.
Paleta de cores usada na decoração da área social é neutra, mas aconchegante. Como a cliente adora a cor azul turquesa, a arquiteta “refrescou” o espaço com toques de verde e azul.
No quarto infantil, a paleta de cores da decoração é alegre e suave ao mesmo tempo, com destaque para a parede que concentra todo o trabalho de marcenaria, deixando o resto do ambiente mais neutro. A cama em formato de casa e o recorte próximo ao teto que sugere uma nuvem reforçam o conceito lúdico do projeto.
O conceito do projeto buscou aliar funcionalidade, fluidez, peças de design assinado, o uso equilibrado de materiais e de tonalidades escuras e claras, para transmitir um ar sofisticado e ao mesmo tempo acolhedor, leve e fresco.
“Eu amo o estilo moderno, o design limpo, os espaços integrados e fluidos, juntamente com o emprego equilibrado de cores em contrastes, as diferentes texturas e a marcenaria de qualidade. Essa combinação deixou o ambiente suave e acolhedor. Um verdadeiro ninho aconchegante”. Diz a arquiteta.
Autora do projeto: arquiteta Nayara Macedo
Nome do escritório: Brick group usa – Miami / Grupo Brickell – Brasil
Instagram profissional: @nayaramacedodesign
Os moradores: família composta por um casal jovem, brasiliense, com um casal de filhos gêmeos de 4 anos e um cachorro da raça shitzu. Ele (na faixa dos 40 anos) é produtor musical e ela (na faixa dos 30 anos) é psicóloga.
Localização do imóvel: condomímio Península, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
Tipo de imóvel: apartamento
Área total: 193m2
Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 10 dias
Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 30 dias
Execução da obra: Almeida e Gregov Engenharia
Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estudio (@mca_estudio)
Produção: Andréa Falchi (@falchiandrea)