DE INQUILINO A PROPRIETÁRIO, COM REFORMA EM ESTILO INDUSTRIAL ELEGANTE
Casal compra o imóvel onde já morava de aluguel há muitos anos e encomenda ao escritório MBV Arquitetura um projeto de reforma total, com décor de estilo industrial-elegante.

A família, composta por um casal (ela, advogada, 35 anos; ele, designer gráfico, 43 anos), com uma filha de um ano e meio e duas cachorrinhas de estimação, morava de aluguel há bastante tempo neste apartamento de 80m2, no Flamengo (zona sul do Rio de Janeiro), até que surgiu uma oportunidade de comprá-lo. Como o imóvel nunca tinha passado por uma reforma, os novos proprietários entraram em contato com a arquiteta,
e amiga de longa data, Marina Vilaça, do escritório MBV Arquitetura (@mbvarquitetura), para encomendar um projeto de renovação de todos os cômodos. “A funcionalidade do apartamento estava comprometida, as instalações estavam precárias, a iluminação era ineficiente e faltava um banheiro para eles“, lembra Marina. “Eles queriam resolver tudo isso primeiro para então investir na nova decoração, que deveria ter um estilo industrial, mas elegante, com cinza e preto em destaque. Como eles me apresentaram referências para todos os ambientes e eu gostei bastante, foi bem fácil interpretar seus desejos“, acrescenta ela.
Na reforma, a arquiteta usou o banheiro da lavanderia e parte do quarto de serviço para transformar o dormitório do casal em uma suíte com closet, e integrou a cozinha à sala. Ainda, ela manteve o piso original em taco de peroba (que foi restaurado), o pé-direito alto e deixou as vigas em concreto bruto aparente.






A paleta de cores e acabamentos da área social é uma combinação de cinza, preto, branco, metal e madeira, e a decoração é mistura de itens novos com peças que os clientes já tinham, como a poltrona Costela e o sofá (que foram reestofados), além de discos, pôsteres, fotos e livros. “Os sete pôsteres coloridos na parede principal da sala contam muitas histórias de shows que eles foram, trabalhos que ele fez para a plataforma global Queremos!, bandas que eles adoram, primeiros shows de bandas no Brasil, entre outras memórias afetivas“, explica a arquiteta. Já a estante com estrutura de metalon preto e corpo em madeira foi um pedido do casal que encomendamos, sob medida, à PluriArq.
A antiga cozinha era atravancada, tinha pouca área de bancada e era mal dividida. A arquiteta abriu todo o espaço, deixando um balcão voltado para a sala, que se desdobra em um buffet/aparador – repare que ambos fazem parte de um mesmo bloco de marcenaria que fica na mesma altura da bancada da cozinha.


Já a decoração do quarto de bebê foi inspirada nas cores e nos desenhos (floresta, raposas e folhagens) do papel de parede onde fica o berço. Como os clientes já possuíam uma cômoda e queriam uma estante, a arquiteta fez uma pintura na parede de cor diferente, em forma de portal abobadado, para agrupar os dois móveis. “Mas o verde da paisagem que invade a janela é, sem dúvida, a estrela do quarto“, ressalta Marina.






Outro destaque do projeto é o banheiro da suíte do casal. A pedido dos clientes, o espaço foi revestido com porcelanato preto no piso e na parede do box e o restante em porcelanato cinza, num tom de concreto. Para não ficar muito escuro, a arquiteta usou fitas de led no nicho do box, no espelho e no teto para complementar os pontos de luz direta.
“Meu maior desafio neste projeto foi passar todos os cabos para fazer as instalações necessárias sem rebaixar o teto e ainda mantendo o piso original em taco. O fato de as janelas serem piso-teto também dificultou a execução do trabalho. Mas, no final, deu tudo certo e os clientes amaram o resultado“, conclui a Marina.
FICHA TÉCNICA:
- Autoria do projeto: Arquiteta Marina Vilaça
- Escritório: MBV Arquitetura
- Instagram: @mbvarquitetura
- Nome do fotógrafo: Leo Costa (@leo.costa.ay)
- Área total do apartamento: 80m2
- Localização: Flamengo, bairro na zonal sul do Rio de Janeiro. O apartamento está voltado para o Morro da Viúva, que é repleto de vegetação que invade os quartos e a sala.
- Perfil dos proprietários: Casal (ela, advogada, 35 anos; ele, designer gráfico, 43 anos), com uma filha de um ano e meio e duas cachorrinhas de estimação. Os clientes já eram amigos de longa data da arquiteta e acompanhavam o trabalho dela através do Instagram.
- Estilo da decoração do apartamento como um todo: Industrial elegante.
- Tempo total entre elaborar, aprovar e executar o projeto, incluindo a finalização da decoração: 8 meses