CASA URBANA E DESCONTRAÍDA
Casa no Leblon projetada pela arquiteta Andrea Chicharo reúne ambientes dedicados ao lazer abertos para o generoso jardim interno, uma distribuição elegante e luminosa e muitas varandas para se aproveitar a vida.
Crédito FOTOS: André Nazareth
Os donos dessa casa no Leblon são grandes apreciadores de arte. Nada mais natural que o projeto de arquitetura fosse também uma obra de arte, façanha conseguida pela arquiteta Andrea Chicharo. Dois terrenos juntos foram necessários – e uma benção – para que tudo o que uma família pudesse desfrutar estivesse junto. “Os terrenos eram compridos e os proprietários queriam muito jardim e área abertos para o verde. Conseguimos fazer um até mesmo no segundo piso”, explica a arquiteta, que chamou a paisagista Daniela Infante para a cumprir a tarefa.
Com três andares, a casa tem 950m2 de área construída. Espaço suficiente para que cada sonho se distribua por vários ambientes. A grande porta de entrada da fachada leva tanto à área social quanto à área de lazer. Se os moradores ou convidados quiserem, podem chegar direto na área externa e no jardim, onde as salas se misturam às varandas, mas podem ser fechadas por grandes portas de correr. Todo o necessário está concentrado nessa parte da casa: sala de TV, uma sauna envidraçada que dá direto na piscina e no jardim, apoio de cozinha, mesa de jogos e as tais varandas, das quais não dá vontade de sair. As poltronas giratórias tanto dão para as salas quanto para o jardim e a piscina, que tem um apoio com churrasqueira, forno de pizza, chaises e ombrelones. O balanço de fibra náutica é uma atração à parte para adultos e crianças.
Alguns detalhes não escapam aos olhos. Como o pé direito duplo entre os dois andares que permite que se aprecie a área de lazer e é protegido por guarda corpos de vidro temperado; a luz que inunda os ambientes através dos janelões fixos da fachada interna; as varandas dos quartos cheias de plantas; a porta de demolição que leva à área social do segundo piso; a parede azul do living e a sala de jantar sóbria e elegante; o elevador, discreto, com uma moldura de aço, material também usado para revestir uma coluna estrutural que não pôde ser retirada; os móveis de design contemporâneo que dialogam com os móveis das áreas externas.
As quatro suítes ficam no último andar para dar mais privacidade aos moradores mas que, através das sacadas e varandas, podem desfrutar de toda a área externa. Um paraíso.