CASA EXTRAORDINÁRIA PROJETADA POR NOEL MARINHO
Casa de 1.300m2 projetada do zero por Noel Marinho no interior de São Paulo é o último projeto residencial do arquiteto e muralista, falecido em 2018, aos 90 anos. Interiores levam a assinatura de sua filha, a arquiteta Patrícia Marinho
Projetada em 2010, a casa foi construída do zero – aos poucos, em blocos – no centro do terreno da propriedade familiar. O projeto nasceu após várias entrevistas do arquiteto Noel Marinho com os clientes, incluindo visitas ao local para estudar a melhor implantação do imóvel. Por se tratar de uma casa muito ampla e um terreno com vistas excepcionais, o arquiteto Noel Marinho considerou como essenciais os seguintes pontos: privilegiar a vista para a Serra do Japi (região tombada pela UNESCO como reserva da biosfera); a casa não teria fachadas principais; tornar todas as circulações dentro da casa diretas e agradáveis.
Em função da pandemia, recentemente, a família encomendou à arquiteta um espaço gourmet de 100m2, anexo à piscina, que já está sendo projetado. O décor tem sido atualizado de tempos em tempos, já que a coleção de arte dos clientes continua crescendo.
Logo na entrada principal se vislumbra a vista da Serra do Japi. O coração da casa é o grande hall principal no térreo, com pé direito duplo, com uma escada que interliga a garagem (no pavimento inferior) aos apartamentos do casal e do filho e, através de uma passarela suspensa, à ala dos hóspedes (que fica no pavimento superior). Um elevador residencial também foi incorporado discretamente ao conjunto. No térreo, à direita, fica área social, com um living de 120m2, uma grande varanda-mirante e serviços. À esquerda do hall fica a área de lazer e esportes, com uma raia de piscina coberta que pode ser fechada no inverno. Já o pavimento superior concentra 3 suítes de hóspedes.
O estilo da decoração acompanha a arquitetura moderna e se propõe atemporal. Praticamente todos os móveis da casa são novos, com prioridade para o mobiliário moderno brasileiro.
Destaques do mobiliário: no hall de entrada, banco de Hugo França; no living, marquesa de Oscar Niemeyer, mesas laterais de Jorge Zalszupin, mesa de centro de Ricardo Fasanello, mesa de Claudia Moreira Salles, luminária ARCO de Achille Castiglioni e poltronas Oscar de Sergio Rodrigues; na sala de jantar, aparador Scapinelli; na varanda, poltrona Corallo dos Irmãos Campana e poltronas Paulistano de Paulo Mendes da Rocha; na piscina, easy chair Float e tapete, ambos de Paola Lenti.
Principais obras de arte: Os clientes começaram uma coleção de arte que vem crescendo a cada ano. Destaques: escultura na escada principal de Amilcar de Castro, tela de Gonçalo Ivo na sala de jantar, escultura de parede de Emanuel Araujo no hall de entrada. Também constam na coleção: Macaparana, Nuno Ramos, Ascânio, Piza, Frida Baranek (na escada principal), escultura de Tomie Otake e telas de Burle Marx e Manfredo de Souzaneto.
Revestimentos em destaque: Entrada, hall principal e varanda receberam piso em mármore Travertino. Já o living de 120m2, tábua corrida de ipê. Todas as paredes e tetos são pintados de branco para receber as obras de arte. Na área de lazer e esporte (piscina), incluindo o interior da piscina, foi aplicado um revestimento italiano em tom areia próprio para área externa que deu continuidade ao mármore Travertino.
Autoria do projeto de arquitetura: Noel Marinho
· Autoria projeto de interiores: Patricia Marinho arquitetura & Design
· Site Noel Marinho: www.noelmarinho.com.br
· Instagram: @noel_marinho e @patricia_marinho_arq
· Site: www.patriciamarinho.com.br
· Instagram: @patricia_marinho_arq
· Localização: Casa em Jundiaí, interior de São Paulo, localizada dentro de um condomínio familiar.
· Área total do terreno: 11.500m2
· Área total construída: 1.300m2
· Perfil dos moradores: Casal (ele, industrial, 45 anos; ela, artista plástica, 35 anos) com um filho adolescente de 16 anos.
· Estilo arquitetônico: Releitura do modernismo
Fotos:
· Interiores clicados por Denilson Machado, do @mca_estudio
· Arquitetura e exterior clicados por @RomuloFialdini.