APARTAMENTO TÉRREO EM COPACABANA, GANHA COZINHA DE ESTILO MEDITERRÂNEO-TROPICAL
APARTAMENTO TÉRREO, TIPO GARDEN, EM COPACABANA, GANHA COZINHA DE ESTILO MEDITERRÂNEO-TROPICAL, PROJETADA PELO ESCRITÓRIO PÍLULA ARQUITETURA
A advogada Sandra Santos tinha um desejo antigo de reformar a cozinha de 10m2 do apartamento térreo onde já morava, no Posto 6, em Copacabana (bairro na zona sul do Rio de Janeiro). Como ela adora receber amigos e cozinhar em casa e a cozinha fica bem próxima à área externa do imóvel de 150m2, quase integrada, a renovação do cômodo certamente tornaria esses encontros no fim de semana ainda mais agradáveis.
Depois de ver o trabalho dos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pílula Arquitura (@pilula.arquitetura), no canal Life by Lufe, no YouTube, Sandra se identificou de imediato com o estilo autoral e “for da caixa” do escritório e entrou em contato com a dupla para encomendar um projeto exclusivo para a cozinha. “A cliente queria algo com muita personalidade, com material nu e cru. E também nos pediu para, ao invés de mascarar as irregularidades, tirar partido delas. Nossa sintonia foi imediata“, conta Richard.
O projeto não alterou a planta original da cozinha, apenas mudou o layout para melhor setorizar o espaço, considerando a clássica triangulação “cuba (higiene/lavagem), fogão (preparo) e geladeira (armazenamento)”. Segundo os arquitetos, o que norteou o conceito do trabalho foi o revestimento escolhido para o piso: Quartzito Clover, da Colormix, um corte de porcelanato que reproduz o charme das formas irregulares e orgânicas das pedras rústicas. “Como esse piso lembra os calçamentos de algumas cidades e ilhas gregas, nosso desafio foi tropicalizar e abrasileirar a atmosfera mediterrânea que o material evoca. Afinal, estamos falando de um endereço em plena Copacabana. A solução veio da origem da prória cliente, que é amazonense, manauara“, explica Maria Clara. “Todos os artigos que usamos na decoração já eram do acervo pessoal dela“, acrescenta.
Fiéis à ideia explorar as irregularidades de formas e materiais, na decoração, os arquitetos decidiram trabalhar com sombras, tons de branco e madeira de demolição reaproveitada da própria cliente, e acrescentaram detalhes em verde pastel nos armários inferiores, em sintonia com a vegetação externa, emoldurada pela janela. Já as bancadas são de quartzo Calacata e Branco Prime. “Nosso maior desafio neste projeto, foi, sem dúvida, montar a paginação do piso, considerando que o espaço era pequeno e ainda tinha três socos e duas ilhargas de alvenaria. Foi um jogo difícil de quebra-cabeça, mas no final valeu a pena, pois o restultado ficou incrível e, o mais importante, a cliente amou” conclui Richard.
Principais fornecedores da cozinha:
- Revestimento do piso – Quartzito Clover, da Colormix, fornecido pela Ekko Revestimentos
- Revestimento da parede – Gouache Portobello
- Bancada + Cuba (Quartzo Calacata + Branco prime): Marmoraria Vilela e Campana.
- Luminárias: Dimlux
- Marcenaria Barreto
Fotógrafa: @LuizaSchreier.ArchPhoto