APARTAMENTO PARA FAMÍLIA JOVEM – PATRÍCIA FIUZA
Ambientes claros e aconchegantes dão o tom no apartamento de uma jovem família na Barra da Tijuca/RJ
Um apartamento linear de 180m² é o lar de um casal formado por um empresário e uma fisioterapeuta, na faixa dos 35 anos, com uma filha bebê, de 5 meses. O projeto na Barra da Tijuca é da arquiteta Patricia Fiuza, que garante ter trabalhado no período de um ano para atender à expectativa dos clientes. “Assumimos o compromisso de fazer o primeiro apartamento do casal. Eles queriam um espaço aconchegante, bem planejado, atemporal e sofisticado”, explica Patricia.
Por ser antigo, o imóvel passou por uma reforma completa e mudanças estruturais. Paredes foram derrubadas e reerguidas para aperfeiçoar a redistribuição de espaço. A suíte do casal foi ampliada e a sala foi integrada à varanda. Já a decoração foi norteada pela atemporalidade e sofisticação. Com uma paleta de base clara, se destacam o branco e a madeira, o que ajuda a evidenciar os sutis toques de cor presente nos detalhes.
A área social é integrada e abriga as salas de jantar e estar. Na primeira, a mesa de madeira com oito lugares faz contraste com a parede espelhada por trás da estante irregular, repleta de acessórios. O quadro abstrato e a luminária comprida arrematam o clima sóbrio, sem perder a leveza e jovialidade.
Há ainda um recuo com armários em marcenaria branca e três poltronas com uma mesa de centro, ideal para relaxar e servir um café após as refeições. A sala de estar tem sua área delimitada pela presença de um tapete listrado, que ajuda a montar um clima aconchegante para os momentos de lazer em frente à TV. A marcenaria de linhas retas do rack e a mesa de centro se destacam pela cor branca e criam um equilíbrio visual junto ao painel de madeira e o couro rústico das poltronas Kilin, de Sérgio Rodrigues.
A cozinha é ampla e bem equipada, e os eletrodomésticos em aço inox contrastam com o branco dos armários. Há ainda uma bancada onde é possível fazer lanches rápidos e uma porta de correr ao fundo que disfarça a área de serviço. Para completar, o ambiente criado na varanda é alegre e colorido, estabelecendo o clima ideal para almoços ao ar livre em momentos familiares mais íntimos e descontraídos.
Seguindo o padrão do projeto como um todo, a suíte do casal se apresenta de forma bastante clara, onde o enxoval e a marcenaria branca ficam ainda mais em evidência devido à entrada de luz natural, estabelecendo uma atmosfera de conforto e aconchego, potencializada pela presença da cabeceira em linho bege.
Na suíte da bebê predominam o branco, presente nos móveis, e os tons de rosas dos acessórios e dos papéis de parede. A cômoda bombê imprime um ar romântico, enquanto a marcenaria branca e de linhas retas dos armários e prateleiras garante a atemporalidade do ambiente.
Por sua vez, o banheiro em estilo canadense é compartilhado com o escritório, que pode ser revertido em quarto de hóspedes graças a uma cama que vira sofá na ausência de convidados.
Em todo o imóvel o projeto de iluminação também é assinado por Patrícia, que busca sempre destacar os detalhes através de iluminação indireta e criar ambientes mais aconchegantes. Para a arquiteta, o resultado final foi um imóvel elegante e acolhedor: “O ponto alto desse projeto foi poder realizar todos os desejos dos meus clientes, deixando o apartamento moderno e sofisticado”, conclui.