A VISTA DO MAR É A PROTAGONISTA DO PROJETO
Obras de arte de Di Cavalcanti, móveis e objetos de família imprimem personalidade no apartamento de 350m2 reformado pela arquiteta Andrea Chicharo na orla de Ipanema.
Arquiteta: Andrea Chicharo (@andreachicharo)
Fotógrafo: André Nazareth (@andrenazarethfoto)
Feito sob medida para contemplar a nova fase de um casal maduro com filhos já casados e netos, o projeto teve um pedido principal: “Os moradores queriam que o imóvel fosse pensado para receber amigos e a família que está crescendo. Eles estão na fase de usufruir o apartamento, sem correrias, contemplar a vista para o mar e curtir os netos”, diz Andrea.
A reforma do apê – que já tinha 46 anos – foi total e durou quase um ano. “Tudo foi refeito e acrescentamos mais um banheiro para criar três suítes”, explica a arquiteta.
Novas aberturas no imóvel como painéis em vidro fosco no corredor foram pensadas para ter ambientes claros e arejados.
Na sala, tudo foi integrado: estar, jantar e até um escritório que com vista também pode ter vista para o mar. É o lugar que o proprietário gosta de ouvir música e trabalhar. Quando não está sendo usado, as portas, com brises de madeiras, podem ser abertas para os ambientes interagirem. Ao lado do escritório, uma mesa redonda próxima à janela serve tanto para drinks como local de trabalho para a moradora.
Como o ambiente da sala de jantar e estar leva tons de verde, um painel mousse verde disfarça a porta da cozinha e incorpora a porta de entrada. Para dar um clima mais sofisticado, a arquiteta criou um L em mármore. “Com a diminuição do hall de entrada e da cozinha, que ainda assim ficou bem grande, mais pilares ficaram à mostra na sala de estar, a solução foi forrá-los em madeira, até para valorizá-los”, diz Andrea.
A cliente quis duas mesas de jantar iguais, para no dia a dia usar apenas uma, já que moram apenas ela e o marido e não queria sentar em uma mesa enorme.
A reforma também foi radical na área dos quartos. Com parede revestida de cinza e painel de madeira, o quarto do casal ganhou amplitude e conforto, dividindo-se em dois ambientes: um com cama, mesinhas, estantes e televisão; o outro, com duas poltronas para ler e uma mesa de maquiagem.
“A cliente resolveu abrir mão de um quarto para transformarmos em closet. Mudamos também a parte dos banheiros para ter um melhor aproveitamento. O banheiro da suíte ficou bem espaçoso, com um box grande e a parte do vaso sanitário reservada. A bancada ficou bem ampla, mas, mesmo assim, fizemos um armário suspenso e gavetas na parte inferior”, completa.
Destaques:
- No piso de madeira em espinha de peixe que percorre todo apartamento e confere um charme especial.
- Nos painéis em vidro do corredor que trazem beleza e luminosidade.
- Nos painéis em madeira ou laqueados que integram as portas de circulação.
- Nos móveis contemporâneos escolhidos à dedo pela arquiteta.