A PAISAGEM É PROTAGONISTA
Casa em Areal do arquiteto Mário Santos tem projeto contemporâneo onde materiais naturais e a integração com o entorno são destaques do projeto
Fotos OMNI – Studio
O arquiteto Mario Santos conseguiu fazer, num terreno acidentado em Areal na serra fluminense, uma casa cheia de luz com dois andares, uma sala, varanda, piscina e três quartos distribuídos em 500m2. “Era uma ribanceira, quase um abismo e já existia uma casa que foi praticamente posta abaixo”, explica ele.
Última residência de um condomínio, por ficar no alto da montanha, a vista é incrível. Totalmente integrada à paisagem, a casa surge em meio à mata, parecendo pousar sobre o terreno. Sua implantação, voltada para leste, recebe o sol da manhã na fachada principal e áreas comuns; a ventilação cruzada foi um ponto importante priorizado pelo escritório já que a região é muito úmida e precisava ser bem arejada.
Os materiais foram pensados para não brigar com o entorno. “Usamos basicamente madeira ecológica, pedra, aço corten e vidro, integrando o máximo possível todos os ambientes”, explica o arquiteto. E o resultado é um projeto bastante contemporâneo, bem longe do estereótipo de chalezinho na montanha. Os clientes não queriam uma casa grande e o briefing foi de que precisavam de um lugar onde pudessem ficar em paz e fazer um detox da cidade.