A INTEGRAÇÃO DE AMBIENTES É O PONTO ALTO DESSE PROJETO
A arquiteta Marina Romeiro mostra seu novo apê recém-reformado,na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro
A arquiteta Marina Romeiro (33 anos), o marido Rafael (37 anos, administrador) e o cachorro Doty moravam em Botafogo, mas resolveram se mudar para a Barra, para ficarem mais próximos da família, do verde e de praia.
“A Barra ainda tem muitos espaços abertos e livres e sentíamos muita falta disso em Botafogo. Fora a segurança de morar em um condomínio, com toda a infraestrutura”, justifica Marina.
O apartamento foi todo reformado. Os revestimentos eram muito antigos e danificados, já que o edifício tem quase 40 anos, e os espaços muito compartimentados.
A arquiteta, então, resolveu derrubar várias paredes e trocar todas as instalações, elétrica e hidráulica.
A cozinha foi aberta para a sala e ampliada, com a incorporação do quarto de serviço
A varanda foi também integrada à sala através da remoção das esquadrias que delimitavam os dois cômodos.
Para criar unidade visual nos dois espaços, materiais em continuidade foram utilizados. O tijolinho branco, por exemplo, começa na parede principal da sala e invade a varanda, assim como o porcelanato amadeirado, presente no piso de todo o apartamento.
Como a varanda é a extensão da sala, a arquiteta criou nela um ponto de apoio, com uma bancada e uma cervejeira. O espaço é ideal para receber os amigos e deixá-los à vontade. Aliás, o sofá da varanda é propositalmente mais profundo, quase que convidando ao relaxamento e à descontração.
“Sempre quis ter um closet, ainda que pequeno, e uma penteadeira. Além disso, sempre gostei de receber amigos em casa, preparando um jantar ou algo do tipo. Minha cozinha aberta para a sala ficou super funcional e agrega todo mundo em dias de casa cheia”, conta ela
Para criar um pequeno closet na suíte do casal, a arquiteta diminuiu o banheiro e usou uma parte do corredor íntimo. Sem armários no quarto, o espaço ficou bem mais fluido.
“Toda essa integração gerou uma permeabilidade visual melhor na sala. Os espaços ficaram mais amplos, melhorando ainda a iluminação e ventilação naturais como um todo”, explica a arquiteta Marina.
Praticamente, toda a decoração do apartamento é nova. Do antigo apartamento vieram somente o sofá da sala, o carrinho da varanda, o sofá cama do escritório e a cama de casal.
“A maioria das pessoas quando entra na minha casa não acredita que tem apenas 90m2. Fora que a eliminação das barreiras visuais e físicas, como a esquadria varanda e a parede cozinha, fez com que a iluminação e ventilação naturais melhorassem muito, mesmo no verão. Além disso, adoro cozinhar enquanto converso com meu marido, inclusive quando ele está lendo ou pegando sol na varanda varanda. O fato de meu apartamento ficar em um andar baixo, com vista para o verde na altura da minha varanda, me traz a sensação de quintal, de casa. Me faz lembrar da minha infância, da casa dos meus pais”, justifica ela.
Área total: 90m2
Divisão do imóvel: sala de estar com varanda integrada, cozinha aberta para a sala, área de serviço, banheiro de serviço, quarto de hóspedes/escritório, banheiro social, suíte com closet.
Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 1 mês
Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 4 meses
· Fotógrafa: Lilia Mendel (@liliamendel.fotografia)