Mostra reúne arquitetos e criativosno Atelier Fernando Jaeger, no Rio
Pode uma casa centenária no Jardim Botânico, cercada de verde e afeto ganhar ares ainda mais aconchegantes? Regina Kato, sócia do Fernando Jaeger no Rio, garante que sim. E convidou, em parceria com a curadora Simone Raitzik, arquitetos e pessoas ligadas à indústria criativa para transformar a simpática sede do Atelier Fernando Jaeger numa casa real. É a mostra A CASA DE QUEM CRIA que, de 21 de junho a 30 de julho, ocupa os 11 ambientes do imóvel tombado, trazendo o clima de uma casa de verdade, viva e vivida.
– A gente sempre fez mostras sobre criatividade. E, nesse momento tão difícil, voltamos a ela. Acho que a criação é um alimento. Para qualquer pessoa, não apenas aquelas que trabalham nessa indústria. Todo mundo pode e deve buscar a sua criatividade. E, com essa exposição, esperamos também servir um pouco de inspiração para que as pessoas vejam que é possível fazer coisas diferentes, sair dos trabalhos mais mecânicos e criar – diz Regina Kato.
Cada ambiente foi entregue a um arquiteto, a quem coube criar um espaço de introspecção e confinamento (nesses tempos de pandemia) para um criador (pessoas ligadas à moda, artes plásticas, design, cenografia etc). Todos os ambientes são resultado desta parceria.
Existe, portanto, um grande diálogo entre arquitetos x criadores. E o resultado promete surpreender com espaços recheados de móveis, tapetes, almofadas e luminárias assinadas por Fernando Jaeger, mas também com as criações dos “donos do pedaço”: obras de arte, cerâmicas, bordados, luminárias, tecidos tingidos, e, também, interferências dos artistas em alguns dos móveis da casa.
– Como celebrar a vida e a casa com aconchego e criatividade? Pensamos nessa fagulha criativa e hoje tão necessária em todos os aspectos da vida e, com essa ideia na cabeça, convidamos os arquitetos para desenvolverem projetos únicos, personalizados e “fora da caixa” – com e para clientes criadores. Projetos praticamente a quatro mãos, parcerias. Tem gente da moda, artistas, ceramistas, tecelãs… gente fina que se uniu para deixar a casa do Fernando Jaeger ainda mais “casa”, um verdadeiro lar – explica Simone Raitzik, curadora da mostra.
Participam da mostra: Cris Passos com a estilista Isabela Capeto; Fita Arquitetura em parceria com a ceramista Denise Braune; Estúdio Villa/Julia Villela com a designer Claudia Savelli; Isabella Lucena com a cenógrafa Andrea Brito Velho; Carolina Wambier com a tinturista Cristina Aché; PKB Arquitetura com a consultora de moda e arte Cris Pinheiro Guimarães; Nativa Paisagismo com a ceramista Elisabeth Rocha; Linha Arquitetura com a tecelã Tina, da Voador Tecelagem; B.Co Arquitetura/ Patricia Batista com a artista plástica Lila (@umanoitenaodormi); Tânia Chueke e Erika Duarte com artistas bordadeiras e curadora de arte Sonia Salcedo. Por fim, Tania Chueke e a Circulação Galeria com a curadora de arte Sonia Salcedo.