APARTAMENTO PARA FAMÍLIA BRASILEIRA EM CASCAIS
A família brasileira formada por um casal e dois filhos adolescentes ganhou um apartamento sob medida para suas férias em Portugal. Localizado em Cascais, num prédio recém-construído pertinho da praia, o imóvel compacto ganhou soluções inteligentes e decoração contemporânea e aconchegante pelas mãos da arquiteta Andrea Chicharo.
“A ideia foi criar um espaço bem integrado para que os moradores pudessem curtir bons momentos em família durante sua estada no imóvel. Por isso, tudo é mais descontraído, alegre” – conta ela.
Para chegar nesse resultado, Andrea usou como ponto de partida o sofá. Em couro, num tom azul acinzentado, foi ele quem determinou a paleta de cores da área social do imóvel, que tinha uma configuração complicada por ter um jirau – onde estão os quartos -, e um pé-direito muito alto na sala de estar. Para trazer aconchego ao espaço, a arquiteta dividiu a parede em dois, criando boiseries na parte mais baixa que ganharam uma pintura num azul claro complementar ao tom do sofá. A parte superior foi mantida branca.
O espaço ganhou ainda uma pequena área de convívio e foi integrado à varanda pelos grandes janelões originais do prédio que ajudam a trazer muita luz e charme ao ambiente. Ao lado, uma área de jantar, com cadeiras leves e uma grande mesa branca completa o espaço social do apartamento.
Outra solução interessante foi a escolha de uma grande luminária em formato de bola que pende da parte mais alta do teto no estar.
“Trabalhei com uma luminotécnica local. Como o imóvel é novo, não havia muita reforma pra fazer. Mas a parte de iluminação e marcenaria sempre demanda projetos específicos de acordo com o uso e ambientação do espaço” – explica Andrea.
Há anos atendendo clientes em Portugal e nos Estados Unidos – além do Brasil -, a arquiteta, aliás, conseguiu resolver uma das grandes dificuldades de profissionais brasileiros com atuação internacional: ter um bom portfolio de fornecedores para executar, à perfeição, os projetos criados por ela e sua equipe no escritório que mantém no Rio.
Já a escolha dos móveis costuma ser bem fácil por lá já que em Portugal é possível encontrar o melhor do design internacional. Para este apartamento, por exemplo, Andrea selecionou peças italianas, espanholas e americanas. E complementou com obras de arte de artistas brasileiros, como Manoel Novello (são dele os três quadros acima do sofá); e portugueses, como José Loureiro (a obra usada no jantar). Todas selecionadas por Gaby Índio da Costa. Completam a decoração, peças portuguesas e tapetes orientais da brasileira Phenicia.
O imóvel tem ainda três suítes: a master no primeiro andar e as dos dois filhos no segundo andar – ambas com configurações bem parecidas e um décor em tons neutros e aconchegantes.
Fotos – Gui Morelli