GAVETAS, COFRES E ARMÁRIOS
Exposição coletiva abre no Centro Cultural Correios RJ com curadoria de Mario Camargo
“Gavetas, cofres e armários” são ao mesmo tempo espaços íntimos e abrigos ocasionais. Guardam imagens, sonhos e devaneios, constituindo esconderijos onde o indivíduo dissimula ou encerra seus segredos. Esta exposição busca situações de imagens das intimidades solidárias aos esconderijos: assim Mario Camargo explica o mote da coletiva que abre sob sua curadoria, no dia 6 de outubro. Os artistas selecionados, Alice Gelli, Claudio Montagna, Gabi Gelli, Henrique Kalckmann, Jack Motta, Margaret de Castro, Marcelo Rezende, Marina Ribas, Mario Camargo, Mark Engel, Patricia Borges, Sandra Sartori e Solange Jansen, equilibram em suas obras técnicas diversas, com pequenos e grandes formatos (de 0,40 a 1,80m, medindo 10m a de Patricia Borges). Costura sobre papel de seda, fotocolagens em lona com interferências de tinta acrílica, óxidos de ferro e sais sobre papel de algodão exposto ao sol, fibra de vidro, parafina derretida, costura industrial, fotografia, acrílica e tinta serigráfica, tecidos nobres e até miçangas compõem pinturas, instalações e objetos escultóricos que ocupam três salas no 2º andar do Centro Cultural Correios, até o dia 19 de novembro.
“’O armário e suas prateleiras, a escrivaninha e suas gavetas, o cofre e seu fundo falso são verdadeiros órgãos da vida psicológica secreta’ escreveu o filósofo Gaston Bachelard. Esses móveis são o testemunho sensível de uma necessidade de segredos, de uma inteligência do esconderijo. Poderíamos dizer que, através de obras poéticas, os artistas aqui nos oferecem seu cofre para olhar. São, ainda, espaços sensíveis que registram a vida de quem os possui.
Reunimos aqui nesta exposição uma coleção de possíveis imagens do ser, múltiplas, cambiantes, que ilustram a permanência humana no mundo e o desejo que compartilhamos por reflexões filosóficas e psicológicas distantes da superfície”, diz Mario Camargo.
“Gavetas, cofres, armários”
Abertura: 6 de outubro, quinta-feira, das 16h às 19h
Visitação: de 7 de outubro a 19 de novembro de 2022
Curadoria: Mario Camargo
Centro Cultural Correios RJ
Endereço: Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Horário: de terça a sábado, das 12h às 19h
Entrada gratuita