APARTAMENTO NO LEBLON EM QUE DOMINA O AZUL
Arquiteta Gabriela Campos, do escritório Mais Alma Arquitetura, assina projeto de reforma e decoração deste apartamento com 75m2, no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Localizado no Leblon, bairro na Zona Sul do Rio de Janeiro, este apartamento de 75m2 é o primeiro lar do casal Milton (brasileiro, personal trainer) e Richard (inglês, analista financeiro), ambos na faixa dos 35 anos. Milton já morava no bairro e Richard passava a semana trabalhando em São Paulo, até que eles se casaram e decidiram morar juntos no mesmo imóvel. O projeto da nova morada foi encomendado à arquiteta Gabriela Campos, do escritório Mais Alma Arquitetura, que já era aluna e amiga de Milton.
Como o casal já tinha diversas referências de estilo e revestimentos, a arquiteta organizou essas preferências e colocou em prática de forma harmoniosa. “Eles me pediram para integrar a cozinha com a sala, criar um closet e um banheiro bem confortáveis e ainda colocar um sofá azul marinho na sala”, lembra ela.
A arquiteta atendeu aos desejos do casal unindo os dois quartos da planta original para criar uma confortável suíte master com closet. E também demoliu a parede que separava a cozinha da sala para integrar os dois espaços. “Na planta original, a cozinha era extremamente estreita e recortada, a sala era pequena e a varanda desconectada. O mais bacana foi promover a integração desses três espaços, criando um ambiente único e espaçoso, principalmente através da esquadria da varanda, que foi dividida em mais folhas para que pudessem ser totalmente recuadas”, conta Gabriela.
Como o Richard é inglês, a arquiteta trouxe algumas referências que têm uma carinha de Inglaterra, a exemplo da paginação dos azulejos das paredes da cozinha e da área de serviço, em espinha de peixe. Mas, no geral, a decoração, que é toda nova, tem tons neutros de cinza e bege como base, e pontos de cor em alguns detalhes. A exceção é o quarto do casal, decorado em tons mais escuros (de verde azulado) que transmitem a sensação de aconchego. “Desenhei um painel-cabeceira com acabamento num tom entre o azul e o turquesa e apliquei a mesma cor na parede atrás de cama”, conta ela.
Também a pedido do casal, a arquiteta criou na varanda de 12m2 um sofá-chaise com estrutura em marcenaria ripada, deixando o canto mais acolhedor.
Segundo Gabriela Campos, seu maior desafio neste projeto foi viabilizar as áreas integradas levando em conta os pilares e as prumadas que não puderam ser deslocadas. “Numa delas, que fica na cozinha delas, aproveitei para instalar a torre onde ficam embutidos o microondas e o forno”, conta Gabriela Campos.
Fotógrafo: @DenilsonMachadoMCA, do @mca_estudio.