VISTA MARAVILHOSA INSPIRA A DECORAÇÃO
Arquiteta Amanda Miranda assina este apartamento na Praia do Ingá, em Niterói, de frente para o Museu de Arte Contemporânea, com o Pão-de-Açúcar ao fundo.
A família, formada por um casal e uma filha, trocou um apartamento menor, onde morava, por este mais amplo, com 170m2.
Ele, executivo (na faixa dos 60 anos), a esposa (na faixa dos 50 anos) e a filha, que é formada em desenho industrial e trabalha com fotografia.
Inicialmente, buscavam uma cobertura, mas, quando visitaram este apartamento, de frente para a praia do Ingá e o Museu de Arte Contemporânea (MAC/Niterói, projetado por Oscar Niemeyer), com o Pão-de-Açúcar (cartão postal do Rio de Janeiro) ao fundo, se apaixonaram tanto pela vista que rapidamente mudaram de ideia.
Antes de fechar a compra, o casal chamou a arquiteta, de quem já eram clientes antigos, para validar se seria possível integrar a varanda com a sala.
O pedido mais importante da família foi a integração total da varanda com a sala, eliminando a parede que antes separava os dois ambientes. O marido pediu um ambiente com função de adega, devidamente climatizada, que foi alocada no antigo escritório. Como o casal não tem filhos pequenos, o quarto infantil deu lugar a um quarto de hóspedes com cama de casal para receber amigos e familiares com o máximo de conforto. Nunca houve a intenção de colocar o apartamento abaixo (já que o imóvel estava novo e tinha bons pisos e acabamentos), e sim de imprimir nele a personalidade e as necessidades da família, incluindo uma cozinha mais moderna e funcional.
Apenas a área de serviço (incluindo quarto e o banheiro) e o closet não foram mexidos, pois já estavam prontos. De resto, todos os outros cômodos sofreram algum tipo de intervenção. Praticamente toda a decoração é nova, a exceção de um sofá que foi reformado e trazido do apartamento anterior. No novo apartamento, a arquiteta manteve o espelho da parede ao fundo da sala de jantar e todas as bancadas dos banheiros.
A parede que separava a sala da varanda foi removida não só para promover a máxima integração e unidade visual dos espaços como também para deixar a linda vista ao alcance dos olhos de qualquer ponto da área social.
Nesse ambiente a arquiteta privilegiou texturas de elementos naturais, como a madeira, presente nos painéis das paredes, e a pedra, presente na estampa do revestimento Pietra Lombardi off White, da Portobello. Esses materiais dão a sensação de continuidade da natureza lá fora, reforçada pelo paisagismo de Clarice Perroni, que criou uma minifloresta em vasos próximo à janela da sala. Os estofados ganharam tecidos em tons claros, fazendo referência à areia da praia, com toques de azul nos tapetes, almofadas e pufe, em alusão ao céu e ao mar. O uso de plantas naturais no ambiente foi de extrema importância para criar um clima mais acolhedor e natural para um espaço, que não tem muita comunicação com o exterior”,
Destaque para o acervo de obras de arte do cliente, espalhadas pelo apartamento, de artistas como Marcelo Pacheco, Matheus Chiaratti, Thainan Castro, Julia Brandão, Victor Mizael, Diego de Santos, Marcos Duarte e Paul Setúbal.
“Acho que até pela situação do isolamento social provocado pela pandemia, a busca por elementos naturais foi se intensificando no decorrer da obra e acabou refletida em todo o apartamento. Principalmente, na questão da biofilia, pois levamos plantas naturais para todos os cômodos, inclusive a cozinha, como forma de proporcionar uma sensação de bem estar aos moradores”, explica a arquiteta.
Na cozinha, buscando integração, a arquiteta optou por revestir a bancada em porcelanato cinza, mesma cor dos armários e da cuba. A pedido da cliente, utilizou armários superiores com básculas de vidro reflecta e criou uma bancada de refeição e uma prateleira suspensa com plantas e iluminação embutida, em madeira, mesmo material do painel da parede, que já existia ali e que foi mantido.
“Gosto do resultado desta conexão que buscamos da arquitetura com a natureza e de como isso foi impactante na vida dos meus clientes, mudando a vida deles. Pra mim, o mais gratificante é ver que, de alguma forma, meu projeto proporcionou bem estar e melhorou a qualidade de vida dos moradores”, conta Amanda Miranda. “No início da obra, que coincidiu com o início da pandemia e isolamento social, a família preferiu ficar na casa de Búzios para ter mais contato com a natureza do que no antigo apartamento. Agora, os moradores não querem mais saber de Búzios”, brinca ela.
Autora do projeto: arquiteta Amanda Miranda, do escritório Amanda Miranda Arquitetura
· Instagram: @amandamirandaarquitetura
· E-mail: amandamiranda@amandamiranda.com.br
· Localização do imóvel: Praia do Ingá, na cidade de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro
· Área total: 225m²
· Divisão do imóvel: sala de estar + jantar, lavabo, cozinha, área de serviço, quarto e banheiro de serviço, um escritório que foi transformado em adega, 1 quarto de hóspedes, 1 banheiro social e 2 suítes (uma para o casal e outra para o filha).
· Tempo total de elaboração e aprovação do projeto: 2 meses.
· Tempo total de execução do projeto, entre reforma e decoração: 5 meses (a pandemia paralisou totalmente a obra logo no início e, assim que foi retomada, precisou ser desacelerada, com menos profissionais trabalhando e diferentes turnos de trabalho para evitar aglomeração).
· Conceito/inspiração do projeto: criar um ambiente leve e descontraído como os moradores, com a varanda 100% incorporada à sala; criar uma atmosfera sofisticada, mas sem frescura, com espaços ao mesmo tempo bonitos e funcionais.
· Cave climatizada: foi o principal pedido do cliente, que é apaixonado por vinhos. A adega foi projetada para armazenar até 400 garrafas.
· Fotógrafo: Denilson Machado, do MCA Estúdio (@mca_estudio)
· Produção visual: Simone @Raitzik