DESPOJADO E COLORIDO, PARA A FAMÍLIA
PROJETADO PARA SER A MORADA NO RIO DE UMA FAMÍLIA PAULISTA, APARTAMENTO COLORIDO DE 75M2 VIRA POUSO DE FÉRIAS, AO FINAL DA OBRA
Após dois anos morando no Rio de Janeiro em um apartamento alugado, o casal de paulistas na faixa dos 40 anos, com dois filhos adolescentes, resolveu comprar um imóvel de 75 m2 em Botafogo, para, em seguida, delegar à designer de interiores Luiza Bottino e à arquiteta Valeska Ulm o projeto da nova morada. A proprietária, que considerava o bairro jovem, descolado e despretensioso, já havia transitado por diversos endereços em função do trabalho do marido, que é diretor executivo de uma grande empresa. “Com o tempo, ela aprendeu a desapegar das coisas materiais e concluiu que não é necessário ter um super closet em casa para ser feliz”, brinca Luiza.
Depois de equacionar todos os pedidos do casal, Luiza e Valeska optaram por revestimentos de fácil manutenção e soluções práticas, sempre valorizando o mix de texturas, principalmente nos tecidos. “Utilizamos piso laminado em todo o apartamento e, na área social, aplicamos um painel de freijó na parede, com um rack suspenso acoplado, que ajuda a disfarçar as portas de acesso aos quartos e também deixa o espaço mais acolhedor”, explica Valeska.
Na varanda da sala, a dupla propôs plantas pendentes e vasos apoiados no piso. Ao mesmo tempo que ajuda a disfarçar a empena do prédio vizinho, o recurso transformou o pequeno espaço em um mini refúgio verde.
No quesito mobiliário, prevalecem criações de designers brasileiros de renome, à exceção da mesa de jantar Saarinen (um clássico do design internacional) e da poltrona amarela, que fica na varanda, criação da designer italiana Alessandra Baldereschi. Na sala de estar e jantar, por exemplo, se destacam a premiadíssima poltrona Fago, assinada pela Emdoïs Design, o sofá C113 de Marcus Ferreira, a mesa de centro Duas Cores, do escritório de arquitetura Branco & Preto, a mesa lateral Escada, de Rodrigo Eldstein, o carrinho de chá Teca e as cadeiras de jantar Finn, do designer Jader Almeida. Para deixar o ambiente mais aconchegante, Luiza e ValesKa usaram dois tapetes em superposição, explorando diferentes cores e texturas.
Já nos dormitórios, a falta de espaço foi compensada com uma marcenaria bem planejada. No quarto de casal, o desafio era fazer um canto de trabalho para armazenar diversas pastas de documentos. “Desenhamos uma bancada em freijó e aproveitamos o canto do armário para criar nichos de apoio”, conta Luiza. A cabeceira da cama é, na verdade, um grande painel fixado na parede, com a parte do meio estofada em lona e as laterais executadas em freijó.
Já na cozinha, a simplicidade do projeto reflete o estilo de vida da família, com direito a uma bancada sob a janela, de onde se pode apreciar ao longe o Pão-de-Açúcar durante o café da manhã e as refeições rápidas do dia a dia.
Ao final da conclusão do projeto, a família comunicou que precisaria retornar à São Paulo por motivos de trabalho. Desta vez, porém, decidiu manter o apartamento fechado para ser usado como um pouso colorido no Rio nos fins de semana e durante férias.
· Autoria do projeto: designer de interiores Luiza Bottino e arquiteta Valeska Ulm
· Instagram: @luizabottino_valeskaulm
· Produção Visual: Simone Ratzik
· Fotos: André Nazareth