LOFT DO CASAL CICLISTA
Projeto das arquitetas Cristina Côrtes e Claudia Sant’Ana
Amigas de longa data, as arquitetas Cristina Côrtes e Claudia Sant’Ana atuam desde 2009 em carreira solo, mas decidiram retomar a parceria especialmente para projetar o Loft do Casal Ciclista da Casa Cor Rio 2019, que acontece de 20 de agosto a 29 de setembro, no histórico prédio do Touring Club, na Praça Mauá. Com 90m2, pé-direito duplo e vista para a Baía da Guanabara, o espaço foi concebido para um jovem casal na faixa dos 30 anos, moderno e antenado, que pratica esportes, em especial o ciclismo.
O ponto de partida do projeto aparece logo no acesso ao loft: de um lado, fixado na parede, um grande painel de led (com 3,50mx 2m) funciona como um telão-simulador de treino que recria, dentro de casa, a adrenalina de ambientes externos, permitindo aos moradores pedalar em qualquer lugar do planeta – de Amsterdã a Tóquio, com direito à trilha sonora desejada. Na parede oposta, as arquitetas posicionaram duas bicicletas Life Fitness de última geração, que se conectam ao telão e à internet via bluetooth. “As pedaladas geram a energia que as bikes consomem, dispensando qualquer conexão delas à rede elétrica”, conta Cristina.
A pegada eco-friendly aparece também em todo o projeto de iluminação, integralmente executado com lâmpadas de led, e na cozinha montada com armários reaproveitados, garimpados pela dupla no depósito de uma loja do ramo. “Depois de algumas adaptações na marcenaria, a cozinha ficou novinha em folha”, comemora Claudia.
Um armário de quarto com fechamento em vidro transparente foi usado no loft com dupla função: além de espaço de armazenamento, serve também como divisória para delimitar o espaço do quarto do casal, próximo à janela. Na outra janela, também voltada para o mar, fica a banheira do casal. Outro destaque no espaço é o quadro “Casal Ciclista nas Praias de Pajuçara”, um óleo sobre tela com 1,6mx1,2m, pintado pelo artista plástico Pedro Caetano, de Maceió, especialmente para este projeto.
A decoração como um todo segue um estilo jovem e contemporâneo, sutilmente industrial, com predomínio das cores preto e branco (presente no piso em madeira ebanizada, no tapete com estampa Chevron, na cabeceira da cama, entre outros elementos), com toques de azul royal. O projeto também surfa em tendências que estão em alta no momento, como o sofá modulado colocado no meio do ambiente, o espelho redondo com 2m de diâmetro e o banheiro com perfis e metais com acabamento black. “Nosso projeto dá destaque às inovações tecnológicas, sim, mas sem abrir mão da sensação de aconchego e acolhimento que uma residência precisa ter”, ressalta Cristina.