DÉCOR RENOVADO, SEM QUEBRA-QUEBRA
A empresária Sabrina Schuback Rocha, que realizará a 16ª edição da Morar Mais por Menos no CasaShopping de 8 de agosto a 22 de setembro, vive com o marido Alexandre Rocha neste apartamento de 180m2, em Ipanema, desde que casaram, em 2001. De lá para cá, o imóvel passou por uma renovação (sem quebra-quebra!) em 2015 pelas mãos da designer Ângela Frota, que, inclusive, assinou o projeto original da residência e já participou da mostra de decoração.
Agora, o apartamento acaba de sofrer outra atualização, desta vez comandada pela designer de interiores Andressa Fonseca. “A Andressa já participou de nove edições do Morar Mais. Esses anos todos nos aproximaram bastante, a ponto de ela conhecer exatamente o meu gosto”, conta Sabrina, que, em 2014 recorreu a outro profissional do evento – o arquiteto Nilton Montarroyos – para projetar um quarto compartilhado pelos filhos, Alexandre e Sofia.
A versão atual é fruto de um desejo de Sabrina Schuback por uma decoração mais jovial, alegre e descolada, com toques de cores vibrantes em pontos estratégicos da casa, e também da necessidade de criar um novo quarto de dormir. “Andava um pouco cansada dos 50 tons de bege da minha casa”, brinca ela. “Além do mais, queria muito trazer para o meu dia a dia móveis assinados por grandes nomes do design brasileiro”, acrescenta.
O primeiro passo da designer Andressa Fonseca foi fechar com gesso acartonado a antiga sala de tv, antes integrada à sala de estar por um painel de correr, para transformá-la no quarto da filha Sofia, que hoje se abre para o corredor de circulação. “Ela me fez dois pedidos que foram prontamente atendidos: uma cama-tatame e uma penteadeira com nichos na bancada para guardar a maquiagem”, conta a designer. Em seguida, veio a escolha do novo mobiliário, grande parte garimpado na liquidação do Arquivo Contemporâneo, onde figuram peças assinadas por Jader Almeida, Eduardo Baroni, Leandro Garcia, Fernando Mendes, Silvio Romero, entre outros. “A poltrona Mole, criação mais icônica do mestre Sergio Rodrigues, precisava ter um lugar de destaque na casa. Surgiu então a ideia de criar no canto da sala um espaço de leitura bem acolhedor, cercado de plantas que a paisagista Anna Luiza Rothier nos ajudou a escolher. Tudo isso com direito a uma banqueta para esticar os pés e um delicioso tapete em patchwork de visual moderninho”, explica Andressa.
Na sala principal, a designer usou um banco de madeira clara com assento em palhinha como mesa de centro, trazendo leveza ao décor, sensação reforçada pelo tapete claro de estilo contemporâneo da Galeria Hathi e o sofá de capa branca removível. Tons de coral presentes em mesas de apoio, livros, cestarias, bandejas, almofadas e quadro tornaram o ambiente ainda mais despojado. A parede ao fundo ganhou revestimento em madeira freijó, onde foram fixados um rack suspenso com a frente ripada no mesmo material e a tv.