O apartamento, novo, está localizado no Condomínio Ocean Front, na Barra da Tijuca, RJ.
O escritório de Carmen Zaccaro teve bastante autonomia para propor ideias e conduzir o projeto, mas alguns pedidos foram feitos, como uma casa prática, sem “frescuras” e sem excessos, com uso de materiais de fácil manutenção e poucas, mas boas peças na decoração. A reforma foi completa, em todos os ambientes dos 230 m² do imóvel.
A ideia que norteou o projeto foi criar ambientes leves e claros e, ao mesmo tempo, aconchegantes. Para alcançar esse objetivo, a arquiteta recorreu ao uso da madeira no mobiliário e na marcenaria e ao tijolinho nas paredes.
– Autor do projeto: arquiteta Carmen Zaccaro
– Principais alterações construtivas e estruturais: Havia dois quartos de empregada; um foi quebrado para criar a copa e possibilitar posicionar o fogão em ilha. O outro foi transformado em escritório, voltado para a área social, com a colocação de porta de correr em madeira de demolição, tipo painel, em simetria com outro painel de demolição que substituiu a porta de acesso à circulação. Todas as portas, com exceção das portas dos quartos, foram substituídas por painéis de correr de madeira de demolição e de laca branca (cozinha). – Tempo total de execução do projeto: Seis meses. – Perfil dos moradores: Casal, ela produtora de eventos e ele construtor de barcos. – Considerações sobre a articulação entre os ambientes: As portas principais de acesso (circulação, cozinha e escritório) foram substituídas por painéis de correr. A varanda abrange sala, escritório e o quarto do casal. – Ambientes sociais: Sala, escritório e varanda. – Estilo da decoração: Contemporâneo e despojado. – Paleta de cores usada na decoração da área social: Base neutra em branco e madeira, e uso de cores fortes em detalhes pontuais. – Paleta de cores usada na área íntima: Na suíte do casal foi usada outra base neutra, desta vez o cinza, presente nas paredes com textura de cimento, na cama de linho cinza da Canto de Dormir, e na cortina da Empório Beraldin. A madeira também está presente no piso e nos criados-mudos da Canto de Dormir. – Marcenaria: Toda a marcenaria é da Canto de Dormir, desde a estante da sala em laca, passando por todos os armários e closets, até os armários dos banheiros. – Mobiliário: Todos os móveis são novos e assinados por designers brasileiros. Destaque para as poltronas Oscar, de Sergio Rodrigues, e poltronas em madeira e couro assinadas por Carlos Motta. – Piso da área social: Porcelanato italiano 1.00 X 1.00, da Ekko Revestimentos. – Piso da área íntima: Madeira perobinha, da Parquet Nobre. – Iluminação: Projeto da Lumini. O pergolado de gesso com iluminação de led no centro foi criado para atenuar um grande desnível causado pela existência de uma viga, o que acabou criando um efeito interessante, com ares de casa. – Tecidos: Foram priorizados tecidos naturais, como o linho nas cortinas e o brim peletizado nas capas brancas dos sofás. – Produção: Carmen Zaccaro – Fotos: Juliano Colodeti/MCA Estúdio VISTA SALA DE ESTAR