UM MINI-APE DE 15 M²
– mini-ape
Detalhes do Mini Apê na 12ª edição da mostra Morar Mais por Menos
Uma área de 15 m² e apenas uma palavra para resumir o projeto: desafio.
Como tornar um espaço estreito e comprido em algo além de uma circulação? Seguindo a tendência mundial onde cada vez mais o homem precisa se adaptar e otimizar o espaço em que vive, o mini apartamento prova que é possível morar mais em menos espaço.
Por se tratar de um espaço compacto, a arquiteta Paula Werneck em parceria com a Clau Arquitetura adotou soluções inovadoras a fim de otimizar toda a área existente. “Aproveitamos o pé direito confortável para criar uma cama suspensa com estrutura de madeira. Seu acesso é feito por uma escada de canos de cobre, resistente, fácil de montar e com design diferenciado. A área remanescente sob a cama deu espaço ao banheiro, que mesmo pequeno, permite a realização simultânea de duas tarefas graças às cabines em vidro jateado que separam o box, a bacia e a área da cuba”, afirma Paula Werneck.
Outra solução adotada foi a utilização de cabos de aço no lugar do tradicional forro de gesso, que aliados a uma iluminação com trilhos e spots, trazem leveza e flexibilidade ao desenho do teto, uma vez que podem ser movimentados, criando novos traços. Buscando otimizar ao máximo o pequeno espaço, o Mini Apê reflete uma tendência atual das grandes cidades. É possível com criatividade transformar um espaço pequeno em um lar aconchegante!
A mostra Morar Mais por Menos segue até o dia 2 de novembro, na