SOFÁ EM ILHA PERSONALIZA O LIVING
NESTE PROJETO ASSINADO PELA ARQUITETA CAMILA FLECK, A VARANDA FOI INTEGRADA À ÁREA SOCIAL E A SALA GANHOU UM SOFÁ CONFIGURADO EM ILHA, QUE DEIXOU O ESPAÇO MAIS DESCONTRAÍDO, COM CLIMA DE LOUNGE
Localizado na Barra da Tijuca (na Zona Oeste do Rio de Janeiro), de frente para a Lagoa de Jacarepaguá, este apartamento de 160m2 acaba de passar por uma reforma comandada pela arquiteta Camila Fleck, que contemplou toda a área social, a varanda e os três quartos. “A cozinha e os banheiros ficaram para a segunda etapa do projeto”, explica ela.
Composta por um casal (ele, comentarista esportivo; ela, dona de casa) com dois filhos (de 8 e 13 anos), a família já morava no imóvel e sentia a necessidade de adaptar os ambientes à atual rotina de cada membro. Eles queriam, por exemplo, eliminar a esquadria da varanda e integrá-la totalmente à sala, junto com a área gourmet, abrindo assim um novo espaço para a sala de jantar (hoje, na antiga varanda). E também pediram à arquiteta para atualizar os quartos dos filhos, que não eram mexidos há muitos anos, não só do ponto de vista estético como também considerando a atual faixa etária de cada um, incluindo bancadas de estudo. Já no quarto do casal, o marido pediu um espaço para ser usado como escritório, com uma bancada bastante espaçosa, uma vez que ele passou a trabalhar em casa no período da pandemia.
“No quesito decoração, o casal me apresentou referências em tons de cinza e madeira e ambientes bem modernos, com atmosfera minimalista”, conta Camila Fleck. “Já no quarto dos filhos, como eles adoram basquete, tirei partido dos elementos existentes relacionados ao esporte”, acrescenta.
Além de eliminar a esquadria que separava a varanda da sala, a arquiteta também demoliu a churrasqueira da varanda e substituiu o piso existente de toda a área social por porcelanato cinza. Já nos quartos, o porcelanato foi substituído por piso vinílico amadeirado para deixar a área íntima mais acolhedora.
Como os ambientes da área social são integrados, Camila Fleck optou por sofá modulado disposto em ilha, com assentos voltados para todos os lados e encosto móvel, criando ali uma atmosfera descontraída de lounge, que ainda atende a diversas funções: ver tv, relaxar, conviver em família, reunir amigos etc. “Além da versatilidade, outra vantagem é que esse tipo de sofá ocupa menos espaço que dois sofás dispostos da forma tradicional e ainda apresenta um visual bem mais leve”, avalia a arquiteta. A arquiteta também destaca o grande portal da sala, executado em marcenaria, com armários nas laterais e uma sanca iluminada no limite da viga, a 2,20m de altura, no lugar da antiga esquadria que delimitava o espaço da varanda. E ainda o painel de madeira que “envelopa” todo hall de entrada, dando a impressão de ser uma grande caixa de madeira, e continua na parede principal da sala, mimetizando a porta de correr que dá acesso à cozinha.
Ficha técnica:
· Autoria do projeto: Arquiteta Camila Fleck, do escritório Camila Fleck Arquitetura e Interiores.
· Instagram: @Arquiteta.CamilaFleck
· Site: https://www.camilafleck.arq.br/
· Fotógrafo: Gustavo Bresciani (@brescianifotoarq)