ESTILO INDUSTRIAL COM TOQUES PRAIANOS
LOCALIZADO NO JARDIM BOTÂNICO, ESTE APARTAMENTO TÉRREO COM 74M2 SÓ DE ÁREA EXTERNA GANHOU ARES DE CASA NA SEGUNDA REFORMA, COMANDADA PELA CO+LAB JUNTOS
Os clientes já moravam no apartamento e tinham feito uma reforma há alguns anos, quando a cozinha foi aberta para a sala, o revestimento da piscina foi trocado e um deck deslizante foi colocado sobre ela. Mesmo com essas mudanças, o casal não sentia “em casa” no imóvel. Faltava a personalidade deles no espaço.
Chamaram, então, o escritório Co+Lab Juntos para imprimir mais aconchego, conforto e vida no apartamento. Algumas peças do acervo dos moradores foram aproveitadas no novo projeto, com a mesa de jantar, o sofá (que foi reestofado) e as camas.
Para fazer esse projeto, as arquitetas “abraçaram” os gostos dos clientes – que amam praia/mar mas também se interessam pelo estilo industrial – e aliaram esses dois lados para chegar ao resultado final. Por se tratar de um apartamento de andar térreo com bastante espaço na área externa, as arquitetas buscaram soluções para deixá-lo com clima de casa, cuidando, especialmente, para que todas as portas e janelas tivessem vista para o novo paisagismo, como se o lado de fora fosse o quintal de uma casa.
Na área externa havia pouca vegetação e a iluminação era inadequada. Grande parte dessa área externa não era usada pelos moradores, exceto a piscina e a churrasqueira. As arquitetas modificaram o layout e investiram em novos mobiliários para setorizar os usos da área (que é muito extensa e estava subutilizada) em: espaço zen, espaço de estar/refeições e espaço da piscina. Agora, a família consegue aproveitar cada m2 do lado de fora.
Nos quartos, as arquitetas projetaram marcenarias específicas, de acordo com as necessidades dos clientes; no quarto do casal, em particular, a parede revestida em tijolinhos trouxe mais vida ao ambiente, que também ganhou decoração nova.
Quanto a paleta de cores da decoração, na sala e nos quartos as arquitetas usaram tons claros e neutros como base (paredes, sofá, mesa), pontuando com cores quentes e terrosas em adornos. Já na área externa, o azul predominou por ser uma das cores favoritas dos clientes. “A madeira também é um elemento muito marcante neste projeto e teve como objetivo trazer a sensação de aconchego e acolhimento que sempre buscamos em nossos trabalhos”, conta a arquiteta Fernanda Matoso.
Autoria do projeto: arquitetas Juliana Gonçalves e Fernanda Matoso
· Escritório: Co+Lab Juntos Arquitetura e Interiores
· Instagram comercial: @colab_juntos_
· Tipo de imóvel: Apartamento térreo
· Localização: Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ
· Área total (sem a área externa): 90 m² total (o projeto interviu em 30m² de sala e 12m² de quarto do casal)
· Metragem só da área externa: 74m²
· Perfil dos moradores: Casal de empresários na faixa dos 35 anos, com um filho de 5 anos.
· Cômodos atuais do apartamento: sala de estar, sala de jantar, cozinha e área de serviço, quarto do filho, quarto do casal, escritório e área externa
· Maior desafio deste projeto: A pandemia. As arquitetas iniciaram o projeto um pouco antes do início da pandemia, que atrapalhou sua execução. Mas agora os clientes estão muito satisfeitos de poder ficar em casa, com tudo pronto, com a cara deles.
· Ponto alto deste projeto: A área externa, que sempre surpreende as visitas, e o fato de agora o apartamento ter mais a ver com o gosto e a personalidade dos moradores.
· Estilo da decoração: Industrial com toques de praia
· Tempo de elaboração e aprovação do projeto: 2 meses
· Tempo de execução da obra e finalização da decoração: 1 ano (por conta da pandemia)
· Fotógrafa: @luizaschreier.archphoto