COZINHA NO MEIO DA SALA VIRA O CORAÇÃO DA CASA
O casal de cariocas, na faixa de 40 anos, mora em São Paulo. Ela é executiva de uma multinacional e ele atua no mercado financeiro, com uma filha de 15 anos. Eles viajavam com frequência ao Rio e, há três anos, começaram a procurar um apartamento na capital carioca que tivesse uma vista apaixonante, para passar as férias e fins de semana. Somente no início de 2020 eles encontraram este imóvel, motivados pela vista da Pedra da Gávea e o mar da Barra da Tijuca.
Como o casal tem o hábito de cozinhar e receber amigos em casa, o principal pedido foi a ampliação da sala através da integração dela com a varanda e a cozinha, que ser tornou o coração da área social. Neste novo contexto, o formato tradicional de sala voltada para a tv perdeu importância. O casal também pediu para ampliar o quarto deles.
As arquitetas reformaram todos os cômodos e reconstruíram praticamente todos os espaços. Na sala, elas demoliram as paredes que separavam a sala da varanda e da cozinha, integrando completamente os espaços. Além disso, elas recuaram um pouco a parede do quarto do casal para aumentar o banheiro da suíte e ampliar a sala, que é o cômodo mais importante da casa. No quarto do casal, elas demoliram a parede entre o quarto e a varanda para ampliar o dormitório e o alcance da vista da Pedra da Gávea. Também removeram o espaço da lavanderia, colocando apenas uma máquina lava-e-seca na suíte do casal (a pedido dos próprios clientes), já que se trata de um apartamento de férias.
A principal inspiração foi a vista privilegiada e as arquitetas tiraram o máximo de partido disso. Apostaram num visual leve e praiano, sem abrir mão da modernidade.
Desde o início, elas se preocuparam em deixar o apartamento com farta iluminação natural, em cores e acabamentos que o integrassem ao verde da Pedra da Gávea e ao azul do mar da Barra da Tijuca. Com seis metros de extensão, a parede da entrada foi revestida com placas de Travertino natural, com paginação irregular e acabamento bruto.
“Convencer os clientes a comprarem todas as nossas ideias, do início ao fim. E ter atendido ao principal pedido deles por espaços amplos e fartos em iluminação natural”, conta a arquiteta Tatiana Galiano
· Maior desafio do projeto: Planta irregular repleta de quinas, muitas paredes estruturais que foram descobertas no decorrer da obra, necessidade de trocar todas as instalações elétricas e hidráulicas, já que o prédio é muito antigo.
· Curiosidade sobre este projeto: Inicialmente a proposta era ser um apartamento de férias e fim de semana para o casal. Mas eles gostaram tanto do apartamento após a execução do projeto que tem ficado mais no Rio do que em São Paulo e, inclusive, já estão considerando comprar o imóvel vizinho para unificar com o atual.
Principais destaques deste projeto, tanto na decoração quanto na arquitetura de interiores:
· Cozinha como coração da área social.
· Integração da sala e do quarto do casal com o espaço da varanda, ampliando a vista da Pedra da Gávea.
· Espelho no final da sala para refletir o mar a partir da entrada do apartamento e da mesa de jantar.
· Banco de leitura no quarto da filha, embaixo da janela.
· Parede de seis metros na entrada da sala revestida em pedra natural Travertino, do chão ao teto.
· Banco perto da janela da sala com telescópio para observar o céu e as estrelas.
· Poltronas no quarto do casal voltadas para a vista.
· Máquinas do ar condicionado escondidas dentro do armário do casal, com espuma acústica para diminuir o ruído (o prédio não permitia colocar a condensadora do lado de fora).
Autoria do projeto: Arquitetas Daniela Miranda e Tatiana Galiano, sócias no escritório MEMOÁ ARQUITETOS
· Instagram: @memoaarquitetos
· Tipo de imóvel: Apartamento Linear
· Área total: 90m2
· Localização: Barra da Tijuca, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Tempo total entre elaborar e aprovar o projeto: 3 meses
Tempo total entre executar o projeto e finalizar a decoração: 6 meses
Fotógrafo: @RaianaMedina.FotoArq