CASA PITAYA, A PARTIR DE UM CONTAINER, PARA A CASACOR RIO 2022

Arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta arquitetura, assinam a Casa Pitaya na CasaCor Rio 2022

Os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida da BETA ARQUITETURA na CASA PITAYA que eles assinam na CasaCor Rio 2022

Os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tania Braida, do escritório Beta Arquitetura (@betaarquitetura), participam da 31ª edição carioca da CasaCor (@casacorrio_oficial) com a Casa Pitaya, um espaço de 30m2 projetado do zero a partir de um contêiner adaptado, com direito à sala, cozinha completa com apoio para refeições e quarto com banheiro escondido no armário, além de uma agradável varanda entrelaçada ao espelho d’água, em forma raia.

A moradia, que assume a forma de um cubo gigante com fachada frontal em painéis móveis de vidro transparente (que vão do piso ao teto) e interior revestido em madeira, integra a Vila CasaCor, destinada a casas que partiram do mesmo sistema construtivo. “Também fizemos grandes recortes com fechamento em vidro nas paredes laterais para garantir que a farta vegetação da área externa estivesse ao alcance dos olhos, de qualquer ponto da casa”, informa Bernardo.

CASA PITAYA assinada pelos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida da BETA ARQUITETURA na CasaCor Rio 2022

O nome Pitaya (que significa “escamosa”) é uma homenagem da dupla à fruta homônima (também conhecida como fruta-do-dragão), famosa por oferecer uma extensa lista benefícios à saúde. “Longevidade, contato com a natureza, paz interior, leveza e simplicidade é tudo que buscamos em nossas casas no período pós-pandemia e foi o que nos inspirou a criar esse infinito particular, de alma carioca, que é o tema desta edição”, avalia Bernardo. “Uma casa não precisa ser enorme e linda para proporcionar ao morador a sensação de acolhimento, bem-estar e relaxamento. Na Casa Pitaya apostamos na arquitetura sensorial para estimular todos os sentidos nesta direção. Nosso projeto é uma combinação bem dosada de plantas, luz natural, cores, aromas, sons, temperatura, texturas e materiais e o resultado final tem o poder de influenciar até no humor das pessoas”, acrescenta Tânia.

No décor, a paleta de cores em tons suaves foi extraída predominantemente da pitaya – do rosa claro ao branco, passando pelos tons de nude e bege, para criar uma atmosfera chique e, ao mesmo tempo, despojada, reforçada pela presença de móveis brasileiros de design assinado. Em contraponto, a simplicidade dos materiais naturais, como a madeira, os tecidos rústicos e os detalhes em palha, contribuem para deixar o espaço mais caloroso, acolhedor e integrado à natureza ao redor.

CASA PITAYA assinada pelos arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida da BETA ARQUITETURA na CasaCor Rio 2022

FICHA TÉCNICA:

·        Profissional que assina o projeto: Arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta

·        Instagram do escritório: @betaarquitetura

·        Nome do ambiente: Casa Pitaya

·        Área total: 30m2

·        Co-produção visual: Rodolfo Consoli (@rodolgoconsoli.arq)

·        Fotógrafo: Juliano Colodeti, do @mca_estudio

Principais fornecedores do projeto:

·        Obra: Construtora Marambio Gonzalez

·        Marcenaria: Todeschini Botafogo

·        Revestimentos: Artec Design / Atlas Revestimentos

·        Iluminação: Cristalux / Arquivo Contemporâneo

·        Mármoraria: Cosentino

·        Móveis: Arquivo Contemporâneo

·        Tapete: Galeria Hathi

·        Cortinas: Cortinaria

·        Roupa de cama: Trama Casa / Codex Home

·        Obras de Arte: Galeria Inox (destaque para o quadro rosa com pintura azul do artista Brendon Reis @brednatella)

·        Banheira: Axxel Banheiras

·        Paisagismo: Simone Granjeiro

·        Adornos: Boobam / Ekko Home

Advertising