APARTAMENTO DE 65 M² TOTALMENTE TRANSFORMADO




Após quatro meses de obra, este apartamento de 65 m2 localizado em Ipanema, no Rio,teve sua planta original totalmente modificada para atender às necessidades de um jovem advogado solteiro.

_I5A5696-1

O projeto, assinado pelo arquiteto Mauricio Rebello e pelo engenheiro Getúlio Evangelista, foi de reforma e decoração, no qual todo o apartamento foi trabalhado, inclusive com alteração da planta original.

“Identificamos que, para atender as necessidades do cliente, a reordenação dos ambientes era a melhor opção. Em função disso, todo o apartamento foi trabalhado, inclusive através de alterações construtivas e estruturais, uma vez que o imóvel é antigo. Realizamos um estudo inicial do posicionamento dos elementos estruturais do prédio que não poderiam sofrer alterações e, a partir dessas informações, o projeto foi desenvolvido. Na planta original, o ambiente da lavanderia era grande demais, chegando a ser desproporcional ao resto do apartamento, sendo igual, em área, ao tamanho da cozinha. Optamos então pela redução do espaço da lavanderia, para viabilizar a ampliação da cozinha. Também só existia um banheiro para atender aos dois quartos e ao living, que foi dividido e transformado em dois, sendo um para a suíte. Havia ainda um dormitório de serviço, subutilizado, que ficava localizado entre a cozinha e o living. Demolimos o dormitório e o transformamos em ambiente de jantar, aproveitando para integrar a cozinha ao living”, explica o engenheiro Getúlio Evangelista.

A elaboração de projeto de arquitetura durou 45 dias e execução de obras, quatro meses.

_I5A5659-1

A proposta para a escolha do tijolinho foi incorporar uma leve rusticidade e um toque contemporâneo ao ambiente, sem torna-lo um elemento de peso visual, que pudesse sugerir uma sensação de redução de espaço. O taco em escamas de peixe pré-existente foi mantido e o sinteco refeito,  com acabamento fosco, valorizando o aspecto natural da madeira.

_I5A5668-1

Um ponto interessante é que antes de o morador fechar a compra do imóvel, foi realizada uma visita em conjunto com os profissionais para avaliar se as necessidades dele eram compatíveis com esse imóvel e possíveis de serem implantadas. O cliente leigo não tem a visão do profissional, nem sempre conseguindo avaliar as possibilidades de alterações arquitetônicas e, as vezes, deixando de fazer bons negócios em função dessa insegurança. A confiança por parte do cliente foi fundamental para o ótimo desenvolvimento desse trabalho.

_I5A5698-1

Todos os móveis foram adquiridos e elaborados, no caso da marcenaria e dos nichos metálicos com vidro, para este projeto. A preferência por elementos vazados (poltronas e nichos metálicos com vidros) e elementos baixos foi para criar a sensação de amplitude dos espaços.

_I5A5708-1

O projeto de iluminação foi desenvolvido pelo arquiteto com peças branca embutidas no rebaixo em gesso, trilho com spots pretos no estar e pendente articulado com lâmpadas em filamentos sobre a mesa do jantar.

COZINHA

COZINHA

QUARTO

QUARTO

BANHEIROS

BANHEIROS

Fotógrafo: Denílson Machado/MCA Estúdio




Advertising