DUPLEX DE 80M² COM ESPAÇOS BEM INTEGRADO

Duplex na Lagoa de 80m2 ganha ares de loft com ampliação e integração da área íntima no primeiro piso e reformulação total da sala de estar com tv no andar superior. No projeto assinado pelo escritório MR Arquitetura, a área social foi deslocada para a cobertura.

Faz alguns anos que família proprietária desta cobertura duplex de 80m2, na Lagoa (Rio de Janeiro), cedeu o imóvel para o filho empresário morar com a esposa advogada, ambos na faixa dos 30 anos. Assim que mudaram, eles já tinham vontade de investir em uma grande reforma, mas precisaram adiar o sonho por causa da pandemia.  Assim que o lockdown foi flexibilizado, a cliente decidiu procurar sua amiga arquiteta Marina Romeiro, do escritório MR Arquitetura (@mr.marinaromeiro), para finalmente encomendar o projeto da casa nova. “Eles queriam um apartamento mais jovem, com uma pegada meio clean, meio industrial, com ambientes integrados. Além disso, pediram um banheiro grande, pois o deles era muito pequeno”, descreve Marina.

No primeiro andar, a reforma contemplou a área de refeição/copa e o quarto do casal (que virou uma suíte máster) e, no segundo andar, a sala de estar com tv, que foi totalmente repaginada e ganhou novo layout. Ficaram para a segunda etapa do projeto a cozinha e a área de serviço no piso inferior e a varanda e a suíte de hóspedes, que ficam no andar de cima. “Como os clientes já tinham uma sala de tv no segundo andar, incorporamos a sala de estar e o lavabo do andar inferior ao quarto do casal para criar uma super suíte, abrindo espaço para um banheiro bem maior, além de closet e escritório integrados à área de dormir”, conta a arquiteta. “Sem dúvida, esta suíte com ares de loft é a cereja do bolo do projeto”, acrescenta.

Na área social foi usado piso de porcelanato com uma textura de pedra, madeira (freijó), preto (nos perfis metálicos, escada e objetos pontuais) e leves pitadas de cor, salpicadas por todos os ambientes. A escada, existente, foi pintada de preto para dar um ar mais moderno. Na sala de TV, o banco em marcenaria segue o desenho da escada helicoidal e quebra a ortogonalidade da marcenaria e do mobiliário. “Ele exerce uma função estética e funcional, pois também pode ser usado como assento tanto para quem está interagindo com a sala de TV quanto com a varanda”, explica a arquiteta.

No projeto, Marina Romeiro destaca ainda a copa em canto alemão, com gavetões sob o assento, que permitiu um melhor aproveitamento do espaço e deixou a circulação mais fluida; a bancada suspensa de frente para a janela do quarto do casal, que agora permite que os clientes trabalhem enquanto apreciam a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas; o revestimento de tijolinho na parede da sala de refeições do primeiro andar e na sala da TV do segundo piso, que deu uma ideia de unidade e continuidade dos espaços.

Responsável pelo projeto: Arquiteta Marina Romeiro

Nome do escritório: MR Arquitetura

Instagram: @mr.marinaromeiro

Fotógrafo: Lília Mendel (@liliamendel.fotografia)

Advertising